"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

TOUR MAIS VISUAL NA AURORA


             Há uma disputa entre as vinícolas, não há dúvida. A Aurora, de Bento Gonçalves, se intitula a maior e mais premiada vinícola do país. Surgida em 1931, é uma cooperativa que produz 60 milhões de quilos de uvas que, por sua vez, resulta em 50 milhões de litros por ano de sucos, vinhos e espumantes. São mil e 100 famílias cooperadas - na fundação eram 16 - de 20 localidades diferentes. Para essas, a Aurora oferece assistência jurídica, financeira, social e de saúde, bem como do controle de processos.

           A Aurora tem três unidades fabris e produz 50% do suco de uva consumido nacionalmente. Para a produção completa, tem 320 tanques de aço inox, comprados na década de 1990, quando as vinícolas  começaram a se modernizar. Como diferencial investe em pesquisa: hoje investiga micro terroir, com testes de micro vinificações, sendo que três desses já estão mapeados (Tuiuty, Monte Belo do Sul e Lageadinho);  comprou uma área em`Pinto Bandeira, também para testes; e tem projetos enológicos com novas variedades de uvas. Lançou recentemente o "espumante" zero% álcool e suco de uva gaseificado, um tipo de refrigerante mais saudável.



         No roteiro turístico pela vinícola, ao qual fomos acompanhados pelo enólogo baiano William Paim, conhece-se os tanques antes mencionados, bem como 150 pipas antigas, construídas com madeiras de grapia e araucária, e o germe do enoturismo na região, já que a Aurora mantém um pequeno museu, a antiga sala de degustação (cabe destacar que foi a primeira vinícola aberta a degustação, em 1967, ano da primeira Fenavinho). Hoje são 180 mil visitas por ano, na  vinícola que exporta para 20 países.







        Em 2010, criou a sala de degustações técnicas, onde seus 15 enólogos discutem o que irá para comercialização. Nesta, pudemos provar, além do suco de uva gaseificado, cinco rótulos de destaque: os vinhos Aurora Riesling safra 2014 (mantido em reserva até 2019, num projeto que era torná-lo espumante), Pequenas Partilhas 2017 (de Cabernet Franc) e Millesimo 2015 (de Cabernet Sauvignon, já que a Aurora é conhecida coimo a melhor vinícola brasileira desta variedade); além dos espumantes Aurora Brut e Aurora Moscatel Rosè (de sabor bem diferenciado).


      Destacamos que o tour da Aurora é menos técnico e mais visual. A vinícola tem "pontos turísticos" em seu prédio, como o corredor com as bandeiras dos países que importam seus produtos, e o chafariz de Baco, o deus do Vinho. Isso fica evidente também no vídeo institucional, que é exibido no início do passeio.




GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Fotos by@GuiReOli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.