"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 13 de outubro de 2019

TARTONI: Italiano nos detalhes




         Conhecemos o Tartoni há pelo menos dez anos. Quando residíamos apenas em Porto Alegre, era nosso restaurante preferido, não só pela conveniência (já que sempre gostamos do cinema do Shopping Bourbon Country e sua peculiaridade de ter em cartaz filmes fora da cadeia mercadológica), mas pelo cuidado empregado ali (Tartoni). Importante ressaltar que esse cuidado não se converte em "frescura". O Tartoni é um restaurante de culinária italiana - e se orgulha disso: seu slogan é "italiano de cardápio e alma". Mas não é uma cantina, logo não tem o costume de encher a mesa fartamente.

           A italianidade ali está no preparo dos pratos, no atendimento ao mesmo tempo despreocupado e atencioso (chamou atenção que, na contramão da alta rotatividade de alguns estabelecimentos, o Tartoni mantém ainda da época que éramos assíduos frequentadores, ao menos dois garçons). 

        Italianos são também os ingredientes: muito queijo, de diferentes tipos, e o que caracteriza aquela culinária, os risotos, as massas (também em suas versões tortéi, torteline, sorrentino), as bruschettas como entrada. Optamos, por exemplo, pela Bruschetta de Formaggio, simples no preparo, mas excelente para "abrir o apetite": torradinhas com pedaços de tomate e muito queijo derretido os cobrindo (mais o sabor!).


         Há inovação no Tartoni. A salada que escolhemos, "pera e gorgonzola", é prova disso, ao propor essa harmonia de sabores. Vale o destaque para as opções de carne, já que, em sua maioria, acompanham ou uma massa, ou um risoto, mesmo uma salada. Uma boa experiência, já que enriquecida: vale experimentar diferentes texturas, sabores e aromas, numa mesma pedida. Nossa opção: Filetto ai Funghi, excelente filé ao molho de funghi secci, que veio acompanhado de risoto aos quatro queijos. Imperdível harmonização com pratos como esse - e muitos do Tartoni - é o vinho chileno da Casa Silva (da variedade Carmenere), que pode ser pedido em meia garrafa, uma solução para aquelas mesas em que um dirige e não pode (e não deve) beber.



         Ficamos tentados pela sugestão do restaurante, um novo prato, que inova em ingredientes não tão italianos: um espagueti de lula com frutos do mar. Mas fica para uma próxima.


         De sobremesa - novamente a dúvida (!!??) - optamos pela Torta di Nocciola e Cioccolato. Para quem gosta daquele chocolate com avelãs e castanhas (sabe qual, né?), uma "perdição"!.


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069


Fotos by@GuiReOli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.