"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Panizzon: Intimismo e Grandiosidade



       Uma vinícola estritamente familiar e um faturamento que chegou aos R$ 175 milhões no ano passado. Parece contraditório, mas não. A Vinícola Panizzon , de Flores da Cunha, congrega um estilo intimista, que dá impressão de pequenez, com uma larga produção, e uma média anual de 40 milhões de litros de sucos, vinhos e espumantes. 

         Com uma equipe de seis enólogos, surgiu em 1960, a partir de uma dificuldade financeira na família: sua produção inteira daquele ano não foi comprada pela empresa que a adquiria anualmente.  O fundador, da terceira geração de uma família de imigrantes italianos, deu início ao seu próprio empreendimento. Hoje, tem sessenta hectares de videiras em Campestre da Serra, que funcionam quase como um laboratório de qualidade de seus vinhos finos. Além de mil famílias, assistidas pela Panizzon, que fornecem suas produções. Desde 2006, destaca-se também pelos sucos concentrados e sucos integrais (uva, pêssego, maracujá, abacaxi, maçã, laranja).

         A valorização de sua história, "importante para pensar onde se quer chegar" (sic), segundo um de seus nove sócios, está presente principalmente em dois ambientes aos quais o visitante tem acesso nos primeiros momentos. Um primeiro espaço com fotos que retratam a evolução da Vinícola, de 1960 aos dias atuais. E outro, o memorial,  com espaços destinados a cada membro da duas primeiras gerações (hoje, a terceira já está na direção), fotos desses, objetos significativos para a família e os principais produtos que saíram de linha ou mudaram de rótulo, por exemplo. 





      A história é ainda mais valorizada com a preservação da casa antiga, primeira instalação da Panizzon, hoje destinada a Vinagraria, um dos destaques da empresa, que sabiamente, não desperdiça os vinhos cuja qualidade foi duvidosa, fabricando vinagres e, com isso, aumentando seu capital.

      Na visita, ainda tivemos acesso, às instalações dos locais que recebem as uvas, os tanques de vinificação e fermentação, ao maquinário de engarrafamento e encaixotamento, ao estoque (todo vendido até o final do ano, que chama atenção pela dimensão - quatro mil porta pallets). Cabe o destaque para a técnica empregada nos vinhos: a inserção de estacas de carvalho nos tanques, com tostagem alta nos tintos e baixa nos brancos, uma estaca a cada 100 litros de vinho. Também para o fato de todos os espumantes serem produzidos no método charmat , desmistificando falsos preconceitos, tendo em vista a excepcional qualidade da Panizzon.







     Pudemos ainda degustar de cinco produtos da Vinícola: O espumante prosseco Brut (muito equilibrado, com frescor); os vinhos chardonnay branco (com seis meses de carvalho) e o Maximus (doze meses de carvalho e corte de cabernet franc, ancelota, e merlot), excelentes, aroma significativo, boa persistência e tanino bem equilibrado; o espumante San Martim, moscatel rosé (típico como: "quase sobremesa", leve). Por fim, um dos sucos, o de maracujá e maçã, cuja combinação merece destaque. Fomos presenteados com vinhos de variedades que raramente são encontradas, especialmente nas vinícolas brasileiras (Ancelota e Montepulciano), que merecem conferidos e saboreados. Ótimos!!!!!. 



      E, parece, segundo dados, que o consumo durante a pandemia aumentou significativamente. A PANIZZON comprova este dado!!.


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Fotos by@GuiReOli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.