"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

terça-feira, 29 de setembro de 2020

ENOTURISMO EM CAXIAS

       Muito boa a ideia “VISITE SEU QUINTAL” DA Secretaria Municipal do Turismo. O vídeo, em uma primeira impressão, é até emocionante. Uma questão pontual é como este chegará ao seu público-alvo, seja ela caxiense ou não. Como imprensa e sabendo de seu lançamento fui em busca de encontra-lo no youtube, não o encontrando no canal “TURISMO CAXIAS” (oficial?), só o conseguindo ao pesquisar ‘VISITE SEU QUINTAL- Turismo Caxias”.

      Mas vamos aos pontos positivos. Como entusiasta do enoturismo, não pude deixar de me contentar com a iniciativa, já que o  vídeo valoriza muitas de nossas vinícolas e as vincula aos roteiros turísticos (que já existem, mas não são explorados pela cadeia de viagens, nem pelos moradores da cidade, talvez por ignorância ou desinformação) e ao interior (quase totalmente asfaltado), dois trunfos. Parece-me, até mesmo visitando uma de nossas vinícolas em Galópolis, é que falta integração entre elas (claro que a profissionalização em enoturismo precisa, e muito, ser qualificada, em comparação ao das cidades  vizinhas), restaurantes, rede hoteleira, centros culturais e artísticos (sempre lembrando de nossos quase esquecidos, o Instituto Bruno Segalla, o Documenta, o AMARP).

      Um ponto deve levar ao outro, todos ganhando. Não é útil, eficiente, nem lucrativo, que o visitante acesse uma vinícola, se lá não há roteiros enoturísticos, que ultrapassem a simples degustação de alguns rótulos, que propiciem uma “experiência estética”. Vinícolas de cidades vizinhas são sábias quando firmam parcerias (nem todas, diga-se de passagem, o fazem) com chocolatarias, fabricantes de queijos e embutidos, congregando empresas, incentivando o pernoite na cidade ao incluir cinema em seus roteiros, por exemplo.

     É preciso que existam outros atrativos no caminho até a vinícola também. Que o turista (e mesmo o morador) experienciem a cidade como um todo. Sem falar na qualidade dos próprios vinhos. Nossas vinícolas vêm se qualificando, o que é bom, mas precisam melhorar.

     Não quero me ater às críticas. Realmente a iniciativa de nossa Secretaria do Turismo foi um acerto, o próprio caxiense (falo por experiência própria) conhece pouco de suas belezas, seus atrativos, seu interior, e até de sua arte. Parece-me que a “VISITE SEU QUINTAL” sequer precisaria ser vinculada ao momento pandêmico, universalizando o vídeo como trunfo a ser explorado ininterruptamente. Que sirva para olharmos para nós mesmos, que tanto valorizamos o que “vem de fora”!. Quem sabe pensemos, ao menos, em gerar empregos – algo tão necessário nestes tempos , urgente na verdade. Sigamos exemplos que nos vêm da Europa (que exaltamos tanto!) e busquemos respostas ao desemprego aí!!!.

 

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241 


VERA MARTA REOLON 

MTb 16.069     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.