"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 8 de setembro de 2019

CRITICA/GASTRONOMIA:Tour Gerações é Experiência para todos os sentidos na Salton

           

            Visitar a Salton, em Bento Gonçalves, é conhecer de perto a primeira vinícola do Brasil, registrada oficialmente em 1910. São mais de cem anos de história da empresa que produz 40% dos espumantes produzidos no país. Além da sede visitada, cabe o destaque para o fato da Salton estar instalada também na campanha e ter a parceria de 350 famílias produtoras (a maioria já há 3 ou 4 gerações). Conhecida também pela produção de outras bebidas, como o conhaque Presidente e a vodca Vous, a vinícola que já serviu a presidentes e papas, produz 12,5 milhões de litros por ano. E, importante mencionar: é sustentável - recebeu o ISO 14001, já que os talos das uvas voltam como adubo para os próprios parreirais.


            Participamos do tour Gerações, o mais completo ofertado pela vinícola. Com duas horas e meia de duração, o visitante conhece todas as etapas da produção de um vinho. O passeio é todo guiado, não só pelas explicações técnicas, mas também por meio de obras de arte, fotografias, sons, o que aguça todos os sentidos, figurando como uma experiência estética mais completa. Quem nos acompanhou foi Igor Paese, cujo conhecimento técnico provém da experiência direta com a produção vitivinícola  (a família é produtora) - a didática do guia foi excelente, fruto de vivência (superando, neste caso, não ter educação formal em enologia), livre de explicações que podem soar complicadas ao visitante. Dúvidas foram sanadas, houve aprendizagem, curiosidades foram atiçadas.


         De início, já na entrada do parque turístico (inaugurado em 2004, no Distrito de Tuiuty, e projetado para o enoturismo, um pioneirismo), o visitante se depara com um teto pintado por artista local - o painel , à semelhança do exemplar "Do Itálico Berço à Nova Pátria Brasileira" , de Aldo Locatelli, descreve uma comunidade colonial de imigrantes italianos produtores de vinho. Ali estão as videiras, as gerações, o trabalho, o padre, os momentos de descontração, a mesa farta. Um resumo para quem não conhece o que foram os primórdios da colonização na serra gaúcha. 


          Em seguida, o visitante é levado para um  grande salão, também com o teto pintado. Destra vez, é a história da Salton que é contada - seu início, marcos, altos e baixos, até a construção do parque turístico. Após , conhece-se os tanques de produção dos vinhos e espumantes e o parque fabril (engarrafamento, rotulagem, etc). Depois de passar pela sala dos principais certificados, o próximo ponto é a Cave das Bordolesas, onde mais de 1500 barricas de carvalho americano e francês guardam alguns dos vinhos da vinícola.




        Mais tarde, o visitante passa pela Cave escura e, com temperatura controlada, onde cantos gregorianos tocam ininterruptamente e esculturas de anjos guardam os vinhos e acompanham o visitante (guardando-o?). Para aqueles que optam pelo tour Gerações, a próxima parada é a sala secreta. N esta, uma mesa com 12 lugares (simbolizando a Távola Redonda e os Cavaleiros do Rei Arthur), e com signo da cultura celta figura sob um emblemático  vitral - essa união, por sua vez, simboliza a harmonia entre o céu e a terra. Ao lado da mesa, repousa a Vindimeira em alto relevo, significante das incertezas das safras, e garrafas históricas e raras da Salton. Já na mesa, o visitante prova de 6 rótulos de destaque da vinícola acompanhados de tábuas de frios. 





     Saindo da sala secreta, passa-se pelos laboratórios (de análise sensorial, microbiologia, cromatografia e eno-química), terminando o passeio na fachada da vinícola. Lá, há o relógio solar, desenvolvido pelo laboratório Nuova Expressione Artística Nel Mosaico, vindo da Itália. Por fim, parte do valor pago pelo tour é revertido para consumir no varejo da vinícola. Uma ótima opção!!!.


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069


Fotos by@GuiReOli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.