"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Assemblage e Expertise Internacional transmutam em Arte Espumantes da Chandon

         
         Poucos são os profissionais que compreendem que fazer com técnica e estilo, constituindo uma assinatura, torna arte seu trabalho. Frequentemente, associam um bom trabalho à quantidade - fruto das primeiras teorizações na administração. Resultado do taylorismo e do fordismo, a sociedade dissociou trabalho e arte, ciência e arte. 


      A Chandon é filha da tradição francesa de produção de espumantes e, como tal, valoriza a qualidade em detrimento da quantidade. São apenas "seis" rótulos, todos produzidos no método charmat, desmistificando também a persistente e equivocada ideia que espumante de qualidade é apenas o produzido no método tradicional. Quando se instalou em Garibaldi, em 1973 (está em mais seis países), a vinícola soube captar bem a peculiaridade do clima e do solo da região e não forçou a adaptação de um fazer típico de outra realidade. Compreendeu a singularidade do basalto, a amplitude térmica e aprimorou o saber do charmat


        Constituir uma identidade, fundamentada em sua diferença: esse foi o foco da Maison Möet & Chandon, um dos grandes "braços" do conglomerado empresarial LVMH, que congrega marcas de relógios (como Hublot), moda (Fendi, Bvlgari, Kenzo, Givenchy), perfumaria (como Dior) e bebidas (onde a Chandon se inclui, como a Don Perrignon e a Hennessy). A França é muito sábia nesse sentido e formou seu poder exatamente aí, desde Luis XIV: foi pioneiro em soft power, quando nem se pensava nesses termos.   

       O tour proporcionado na Chandon também é singular. Além de contar com a presença da tecnóloga em enologia Daniela Chisini, receptiva e hospitaleira, cabe o destaque para o domínio técnico desta. Com o auxílio de projeção digital,  a apresentação fica ainda mais completa, já que ela expõe, de maneira didática, os processos químicos (inclusive as fórmulas) que acontecem nos tanques. O turista (ou quem, como nós, que esteve lá a trabalho) não só assiste a exposição, como experiencia a produção, engarrafamento, encaixotamento,.., : no paladar e no aroma (prova de etapa inicial), no  visual (enxerga internamente o tanque). Depois de passar pelo laboratório técnico e pelos tanques, é levado para a fábrica, onde acompanha todos os processos de engarrafamento até a expedição (que só acontece três meses depois das garrafas estarem nas caixas). Por fim, o turista, se agendou a visita, prova de todos os rótulos da Chandon. O melhor: o tour, diferentemente de outras vinícolas, não é cobrado.  

         Aliada à expertise técnica, está a sensibilidade dos enólogos, transmitidas por estes aos mais de cem produtores parceiros. O terroir da Chandon também prima pela qualidade,  concentrando-se em três variedades de uvas: riesling itálico, pinot noir e chardonnay.  O CUIDADO,  conceito empregado por Heidegger  como determinante da propriedade ou não de si mesmo, é fundamental para a Chandon, o que reverbera em assinatura, estilo, identidade marcantes e  singulares. Há método na plantação e na colheita: as videiras estão conduzidas verticalmente (em "espaldeira"), a poda é padronizada, a colheita é manual e seletiva.Imediatamente as uvas são separadas, classificadas conforme variedade, origem, teor de açúcar. E, o mais importante diferencial da Chandon: a técnica e a arte do assemblage, fruto do trabalho conjunto da equipe técnica. 


       O assemblage é a harmonização de vinhos de uma mesma região, porém de diferentes safras e variedades e se assemelha à arte da perfumaria, divergindo de uma simples mistura. É o que identifica a Chandon, já que proporciona permanente qualidade, constância de aroma, aspecto e sabor, diferentemente da maioria das vinícolas afetadas pela inconstância da safra, que resulta em inconstância de vinhos. 


       Isso é pouco para dizer da Chandon. O que vale é conhecer, provar, se encantar com a experiência estética. 



GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241 


Fotos by@GuiReOli         

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