"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 8 de setembro de 2019

CONCURSO DOS MELHORES VINHOS DE CAXIAS PROGRIDE EM MUITOS ASPECTOS


       Foi realizada na noite de sábado (31) a entrega das premiações do XXII Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul. Diferentemente das edições anteriores que aconteciam nos Pavilhões da Festa da Uva, a Prefeitura (na figura pública da Secretaria de Agricultura) optou - de forma acertada no nosso entendimento - por levar o evento para Conceição da Linha Feijó, aproximando-o da comunidade.

      O concurso que envolveu 34 vinícolas inscritas, apresentou redução no número de participantes, se levarmos em conta os dados da X edição,  ocorrida em 2007: foram 71 vinícolas naquela ocasião. Isso reflete um pouco o momento econômico: houve fechamento de cantinas, aglutinamento de outras. Por outro lado, a qualidade dos vinhos parece progredir, o que transfigura nas premiações:  a grande maioria recebeu troféu ouro. Essa foi a opinião - também em entrevistas realizadas por nós no evento - dos enólogos e degustadores que analisaram as amostras. Segundo Gladimir Zanella, um dos degustadores, a competição propicia melhorias significativas na qualidade. Cabe lembrar que a análise sensorial dos vinhos, identificados apenas por números, avalia visual (limpidez e aspecto), aroma (intensidade, nitidez e qualidade) e paladar (intensidade, nitidez, qualidade e persistência).

     O destaque do evento foi, talvez, a menção que a Secretária Municipal de Agricultura fez à questão da identidade de nossa cidade, alinhada à uva e ao vinho, e à necessária valorização da vitivinicultura para outros fins. Um aceno contrário à equivocada política da Secretária de Turismo, presente na solenidade, que passou Caxias para a Região das Hortências (fato criticado pelos presentes ao evento a "boca pequena e grande"), no mapa do turismo brasileiro. Como "gozação", nos parece, a organização do Concurso colocou nas mesas, águas de Canela, de marca cujo nome é significativo: Hortência. É hora da Prefeitura voltar-se a esse importante potencial de turismo que são nossas vinícolas - e não se voltar ainda mais contra.

     Apesar de tudo, a solenidade melhorou muito em comparação à edição de 2018: a premiação sucinta, o jantar bem elaborado e gostoso, a aproximação com a comunidade, que reverberou, no fim, em baile que agradou a todos, transformando o concurso numa verdadeira Ode ao Vinho e a Baco!!.


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Foto by@GuiReOli  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.