"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

O Corpo no POA em Cena: Um balanço do Festival

             A 26ª edição do POA em Cena chega com uma temática que pode parecer esquecida ou ignorada: o corpo em cena. Mas não: hoje, sabe-se, privilegia-se a presença e não o sentido, especialmente nas artes cênicas. O Festival continua  forte, não se abala com a crise tão propagada:inúmeros são os espetáculos, num importante equilíbrio entre peças internacionais, nacionais e locais. Integram também a programação as "sessões malditas", os workshops e residências, as sessões de autógrafos. Nessa edição, é importante mencionar que teatro, dança, circo e performance também estão em equilíbrio: todos são abarcados, assim como a mescla entre contemporaneidade e tradição (Shakespeare volta a cena, inclusive em versão de Macbeth para crianças).

            Cabe o destaque para três espetáculos, dois deles concorrentes ao prêmio Brasken em cena: Meierhold (Da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz), Ainda Que  Seja Noite (da Silvia C anarin Flamenco e Contemporaneidade) e Outros do Grupo Galpão.

            Meierhold coloca em cena o célebre - porém também  desconhecido - ator, diretor e teórico russo homônimo. Está ali o próprio, seus pensamentos, suas angústias, o contexto de época bem construído. O cenário contribui para essa contextualização. E a atriz que aparece, e desaparece, em diálogo com o protagonista (aparentando seus pensamentos na prisão), ora representa uma alteridade, ora um pensamento, um imaginário de Meierhold. Embora fragmentada,a peça traz a tona as incongruências pós revolução russa - especialmente as perseguições de Stalin àqueles que possibilitaram, por meio da arte, a revolução.

            Ainda Que Seja Noite foi um espetáculo de dança que trouxe novos movimentos ao flamenco. Numa manobra contemporânea, mesclou o tradicional - o sapateado, as danças das mãos, os giros -  com passos que remetiam até mesmo às danças de rua e orientais. O espetáculo destacou o canto flamenco e, numa sutileza sem igual, e com auxílio de uma iluminação sensível, as quatro bailarinas tornaram sublime o aspecto forte da dança catalã.

          Outros, por sua vez, foi quase uma continuação de Nós, apresentada em 2016 no POA em Cena. Assistimos a Outros, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul (numa turnê do Grupo, iniciando na Região Sul) . Como em Nós, o G rupo Galpão é de uma singularidade  icônica. Um roteiro primoroso, que reverbera o nonsense em sua plenitude, já que não se trata de ausência de sentido, mas de uma potencialidade deste, grau zero de sentido. As frases inacabadas, a repetição de outras em meio a fragmentos que vão e vem ( como a atriz repetindo à exaustão "Eu digo NÃO,...", importante para todos os débeis que não entendem um NÂO e insistem!). As relações impossíveis, o diálogo que não acontece, o narcisismo verbal. O "Não" que não é ouvido, a intolerância, preconceitos, os instintos que afloram no caos cotidiano, as determinações sociais. Interpretação excelente e expressividade corporal dos atores elevam o espetáculo a um nível cênico pouco alcançado. Imperdível!!!.

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.