"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 9 de março de 2020

CANTINA CABERNET: para conhecer a culinária local



          Uma das diversas opções gastronômicas do Dall'Onder Hotéis é a Cantina Cabernet, do Grande Hotel, em Bento. Com forte apelo à identidade dos imigrantes italianos (mas não só!), a experiência é de cantina nos detalhes: parecendo uma cave, o restaurante fica no sub-solo do hotel, forrado com pedras basálticas, típicas da região. Nas paredes, objetos e garrafas de vinhos e espumantes antigos; as cadeiras e mesas, de palha e madeirame.




      No quesito gastronômico, optamos pelo menu degustação, que é oferecido comumente. O couvert, constituído de bruschetta com tomate cereja e pecorino, queijo labneh (que vem na forma de bolinhos, à milanesa, com excelente sabor de especiarias) e polenta "brustolada" (aqui em versão diferenciada à que sempre se vê por aí: cortada em cubos (cuidadosamente) no tamanho do queijo, não em paralelepípedos, sem a casquinha na superfície e servida em palito para ser degustada junto ao queijo). Uma delícia, por nós repetida. 


        De entrada, salada de folhas com crispis de bacon, abobrinha grelhada e pão ciabatta com cebola caramelizada - esta última, uma ótima surpresa, de sabor bem equilibrado. O primeiro prato, um risoto parmesano com tomilho e filé parmeggiana com telha de parmesão deixou um pouco a desejar no que se refere ao filé - muito pequeno e desvirtuando o que caracteriza a nomeação "parmeggiana" (o que veio foi um medalhão à milanesa). 



          O segundo prato, bisteca suina com chutney de abacaxi e tortei ao molho de tomate e canela, infelizmente também decepcionou quanto a carne: uma lasca de bisteca muito pequena e seca, sem suculência. O tortei, no entanto, bem preparado, acabou suprindo a deficiência do prato.


        O terceiro prato, polenta com gorgonzola e primo canto com folhas de sálvia crocante, novamente pecou na carne: também muito seca. Quanto às sobremesas, um trio, todas excelentes, bem servidas, de sabor equilibrado, sem excessos: panna cota ao vinho, tiramissú e canolli - destaque para o segundo, uma delícia!.



         Cabe ressaltar que todos os pratos podem ser solicitados novamente depois de servidos em sequência. Destaque para o atendimento atencioso e prestativo. Um ponto a melhorar: o tempo de entrega dos pratos (já que estão previamente previstos no menu oferecido), demorado entre um e outro. No geral, uma ótima opção para conhecer e degustar a culinária local. 


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Fotos by@GuiReOli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.