"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Um passeio pelas artes visuais de Caxias


Além da exposição  “Bruno Segalla: Estudos e processos”, referente às obras de Bruno Segalla (veja crítica abaixo), estão acontecendo mais quatro relevantes mostras em Caxias. No Centro Municipal de Cultura Ordovás, abriram nesta semana: “Percursos e percalços”, que homenageia a trajetória de Odilza Michelon, artista sócia do Núcleo de Artes Visuais (NAVI) de Caxias do Sul; e “Sala de Fotografia: 10 anos”, que reúne diversas obras de uma multiplicidade de temas e olhares dos fotógrafos integrantes do grupo Sala de Fotografia.

No Campus 8 da UCS, por sua vez, duas outras exposições valem a pena ser conferidas: a dos alunos do curso de Design de Moda, que recriaram as criações de Galliano para a Maison Dior, evidenciando a arte na moda pela diversidade de formas e texturas (e ressaltando a importância do tecido para a finalização de obras desse tipo”; e a de um  frei (está assim mesmo, sem nomeação, nem curadoria, nada que se possa identificar! - descobrimos por acaso que é de um frade), que reúne também obras de diferentes matizes, materiais, técnicas e temas.
Descobriu-se, enfim (depois de muita procura!) - mostra "Itinerarium Meaum", de Celso Bordignon.

No papel de crítico, não posso deixar de ressaltar que determinadas curadorias poderiam ter sido melhor exploradas: em algumas, esqueceram de expor as fichas técnicas das obras; em outras, um texto conceitual que abre sentidos ao expectador, possibilitando leituras e novas interpretações. Vide texto sobre Curadoria, que já publicamos nestes espaços.

Guilherme Reolon de Oliveira
Mtb 15.241



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