"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

CRÍTICA/ARTES VISUAIS: O percurso de Bruno Segalla


A exposição “Bruno Segalla: Estudos e processos”, que acontece na sede do Instituto Bruno Segalla, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, marca trajetórias: não só do artista, mas do instituto que leva seu nome.

Depois do lançamento do livro “Dossiê de percurso”, que visou divulgar a história do IBS, chegou a vez de Bruno ser homenageado com uma exposição cujo objetivo é expor seu processo criativo por meio das próprias obras.

Interessante observar que esse processo, esse percurso, não se evidencia apenas em esboços e obra final, mas também em obras que figuram ora como esboço, ora como projeto, ora como produto final. Ainda que, contemporaneamente, a historiografia da arte se baseie em esboços e os coloque em pé de igualdade às obras finais (lembremos dos esboços de Da Vinci, p.ex.), em Segalla não se trata disso: alguns esboços não podem ser assim nomeados, já que, em si, não são apenas “testes”, mas mesmo obras finais que, se expostas sozinhas, não podem ser vistas como projetos. Isso se evidencia em obras/estudos do Jesus Terceiro Milênio e do monumento ao padre Eugênio Giordani, bem como na diversidade de materiais e suportes para um mesmo tema.

A exposição é uma oportunidade única para conhecer a arte de Segalla, seus percursos e seus processos. Mas não só: dá visibilidade à vida e obra de um artista que estão intimamente ligados à história de Caxias do Sul.

Guilherme Reolon de Oliveira
Mtb 15.241 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.