"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Cadê a Filosofia - tão necessária?

   

Cadê a Filosofia- tão necessária?

 

Véra Marta Reolon

Psicanalista, Psicóloga, Professora universitária, Perita Judicial

 Jornalista MTb 16.069

 

A Academia (não a de ginástica - mas até esta!), fala-se aqui daquela criada por Platão, privilegiava o pensamento, a argumentação, o deslindar de determinado ponto até chegar a uma conclusão, a mais lógica e ética possível. A isto chamavam filosofar, buscar a sabedoria, "saber" das coisas, o "saber" "verdadeiro", construído, refletido. E este "saber" das coisas, esta busca, esta, como diriam os filósofos, argumentação, era/seria a base de todos os saberes. Veja-se, a base de todos os saberes!

Em algum tempo de nossa história, dizia-se que a filosofia era a base de todas as disciplinas, os cursos (os saberes!) humanos (disciplinas humanas), o que inclui, psicologia, letras, serviço social, medicina, odontologia etc. Excluía-se assim, os saberes ditos das exatas, as matemáticas, física etc. Mas os filósofos antigos eram físicos, matemáticos e sempre relacionavam estes saberes com filosofar, com a argumentação, com a busca da sabedoria, tanto que Aristóteles inclui o campo da lógica, da analítica, no filosofar.

Logo, percebe-se que a Academia desde Platão, ao invés de evoluir, como tantos pensam, está involuindo, se fragmentando e se afastando até mesmo de sua base conceitual, a busca da sabedoria. 

Segundo Kierkegaard, o filósofo que, diz-se, é o precursor do existencialismo, corrente que nos leva a Sartre, Camus e, porque não dizer, a Freud, devemos saber escolher, pois nossas escolhas nos angustiam e podem nos conduzir ao desespero.

Neste momento em que o filósofo é reverenciado, lembremos de Kierkegaard e dos primeiros filósofos e o quão são necessários a nossas vidas, em nossos processos educativos, em nossa busca pelas virtudes, em nossa busca pela ética, e passemos mais a filosofar, a buscar em nossas ações pela busca de um saber verdadeiro, argumentado e não em falsas verdades obtidas em postagens "fakes".

Fala-se tanto em educação, especialmente em épocas de eleições, campanhas políticas e tais. Mas, o que é educar, como se dá a educação, quais as condições básicas?

Para que a educação aconteça de fato é preciso que o aluno queira/deseje aprender. E o professor, o que se espera de um professor minimamente? Que ele deseje o desejo de aprender do aluno e... claro, que tenha as condições didáticas e o “cabedal” necessário para fazê-lo! 

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