Cadê a Filosofia- tão necessária?
Véra
Marta Reolon
Psicanalista,
Psicóloga, Professora universitária, Perita Judicial
A Academia (não a de ginástica - mas até
esta!), fala-se aqui daquela criada por Platão, privilegiava o pensamento, a
argumentação, o deslindar de determinado ponto até chegar a uma conclusão, a
mais lógica e ética possível. A isto chamavam filosofar, buscar a sabedoria,
"saber" das coisas, o "saber" "verdadeiro",
construído, refletido. E este "saber" das coisas, esta busca, esta,
como diriam os filósofos, argumentação, era/seria a base de todos os saberes.
Veja-se, a base de todos os saberes!
Em algum tempo de nossa história, dizia-se
que a filosofia era a base de todas as disciplinas, os cursos (os saberes!)
humanos (disciplinas humanas), o que inclui, psicologia, letras, serviço
social, medicina, odontologia etc. Excluía-se assim, os saberes ditos das
exatas, as matemáticas, física etc. Mas os filósofos antigos eram físicos,
matemáticos e sempre relacionavam estes saberes com filosofar, com a
argumentação, com a busca da sabedoria, tanto que Aristóteles inclui o campo da
lógica, da analítica, no filosofar.
Logo, percebe-se que a Academia desde
Platão, ao invés de evoluir, como tantos pensam, está involuindo, se
fragmentando e se afastando até mesmo de sua base conceitual, a busca da
sabedoria.
Segundo Kierkegaard, o filósofo que,
diz-se, é o precursor do existencialismo, corrente que nos leva a Sartre, Camus
e, porque não dizer, a Freud, devemos saber escolher, pois nossas escolhas nos
angustiam e podem nos conduzir ao desespero.
Neste momento em que o filósofo é
reverenciado, lembremos de Kierkegaard e dos primeiros filósofos e o quão são
necessários a nossas vidas, em nossos processos educativos, em nossa busca
pelas virtudes, em nossa busca pela ética, e passemos mais a filosofar, a
buscar em nossas ações pela busca de um saber verdadeiro, argumentado e não em
falsas verdades obtidas em postagens "fakes".
Fala-se tanto em educação, especialmente
em épocas de eleições, campanhas políticas e tais. Mas, o que é educar, como se
dá a educação, quais as condições básicas?
Para que a educação aconteça de fato é preciso que o aluno queira/deseje aprender. E o professor, o que se espera de um professor minimamente? Que ele deseje o desejo de aprender do aluno e... claro, que tenha as condições didáticas e o “cabedal” necessário para fazê-lo!
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