"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

51ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO FOI MEMORÁVEL

 

    A 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado foi um marco: principalmente no que se refere a emoções e sentimentos, permeados de tristeza (pelo falecimento da homenageada Léa Garcia, no dia em que receberia o Oscarito) e alegrias, por inúmeros momentos memoráveis.




    Podemos destacar duas datas na programação do Festival, que aconteceu de 11 a 19 de agosto: a terça, dia 15, e a sexta, 18. Na terça, o curta “Ela mora logo ali”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, de Rondônia, tocou o coração: primeira atuação da protagonista, o filme mostra a emoção de uma mulher adulta desejando aprender a ler, a partir de um encontro inusitado e as consequências da literatura na vida de seu filho deficiente mental. O longa da noite, “O barulho da noite”, de Eva Pereira, do Tocantins, trouxe à tona o dilema “calar versus fazer calar” diante do estupro de menores em uma região do país cheia de carências. Mostrou a saga de uma mãe que, diante do desejo por um parente que chega de maneira abrupta, é corajosa (cometendo até mesmo um crime) diante da paixão, mas cala frente à violência sexual contra suas filhas, pelo mesmo homem. Dois filmes que provocam a reflexão, diante de temas urgentes e necessários. A terça ainda foi marcada pela entrega do Troféu Oscarito a Léa Garcia (in memoriam): quem recebeu o prêmio foi seu filho, emocionado, assim como todos os presentes, diante do acontecido.



    Na sexta, entre olhares cansados e espaços esvaziados, o Recreio Gramadense, que acolhe os jornalistas e demais credenciados, chegava ao penúltimo dia do evento com sorrisos de seus organizadores e atendentes. As tão aguardadas estatuetas e seus premiados seriam entregues no dia seguinte (o sábado), com grandes expectativas.

    Neste dia, foi a vez do longa documentário “Luís Fernando Veríssimo”, de Luzimar Stricher, uma linda homenagem ao reconhecido escritor, cronista, músico e roteirista. O longa, com edição e montagem de excelência, emocionou o público, com muitas risadas. A noite foi de reconhecimento de três mulheres: Laura Cardoso recebeu o Oscarito, Alice Braga levou o Kikito de Cristal, e Luci Barreto foi premiada com o Troféu Eduardo Abelin. Uma noite que ficou para a história.




    O Festival movimenta a cidade, turística, econômica e culturalmente. Outras entidades aproveitam o momento para também, nestas datas, realizar congressos, reuniões e seminários diversos. O resultado é uma Gramado sem lugares para estacionar, abarrotada de gente e com hotéis com valores de diárias absurdos, acima de 1 mil reais.

    A organização, dessa vez, teve deslizes graves. No que diz respeito ao trato com a imprensa, especialmente, o assessor de imprensa responsável pelas parcerias com os hotéis, que ficava no Palácio dos Festivais não soube distribuir bem os vouchers e os poucos jornalistas presentes ficaram à mercê dos altos valores praticados pela rede hoteleira. É de conhecimento que o ingresso dá direito à exibição dos curtas e longas do dia, bem como das premiações, que acontecem em seguida; há lugares delimitados para a imprensa, nas duas primeiras fileiras. Lamentavelmente, o referido assessor não foi organizado o suficiente e, numa atitude de extremo desrespeito, expulsava jornalistas das primeiras fileiras que ficaram quase duas horas à espera para entrar no Palácio (aliás, é sabido que filmes em exibição NÃO ATRASAM, pessoas amontoadas, mesmo idosos, aguardando horas para adentrar, que feio!), para “dar lugar” a fotógrafos do Festival, chegados “de última hora” sem colocá-los em lugares apropriados. Sabe-se que fotógrafos não necessitam estar sentados, ao contrário de outros colegas, mas permanecem em pé, podem apoiar seus materiais em tripés no chão etc. Enfim, uma lástima, especialmente pela grosseria, o que só faz denegrir e desestimular a beleza e a leveza necessárias ao Festival. Nunca nos esquecendo que CINEMA É ARTE!!!!!...embora alguns busquem negá-lo!

 

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241

 

VERA MARTA REOLON

MTb 16.069


Fotos e vídeo by@GuiReOli

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