"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Relações (?) 4.0

 

Guilherme Reolon de Oliveira

Filósofo, sociólogo e jornalista

 

Em homenagem ao meu pai, José Enor Andrade de Oliveira (1961-2021)

 

Nos corredores da Mercopar, atraiu minha atenção a seguinte fala de um expositor: “a gente quer que os filhos saiam das telas, mas a gente não sai”. A dependência tecnológica contrasta com a indústria 4.0. Recentemente, as redes sociais ficaram indisponíveis e evidenciaram a violência travestida de poder. A exposição de robôs na Mercopar ilustrou algo que a pandemia exacerbou: a interação é o que nos torna humanos. Fala-se em patologias, físicas e psicológicas, advindas com o uso excessivo de softwares como Zoom e Google Meet durante este período: socialização corrompida é apenas uma de suas consequências, assim como relações eclipsadas pelo esgotamento da atenção sem filtros requerida pelas câmeras ininterruptas. Pesquisas apontam que crianças ficaram com atraso na fala após o isolamento social; durante a pandemia, pessoas pararam atividades físicas, ganharam peso, estão consumindo mais bebida alcóolica. Em suma, fragilização das subjetividades, esfaceladas pela impossibilidade do reconhecimento do diferente que acontece pelo encontro com o Outro, através do Rosto. Na pandemia, o Rosto foi ora mascarado, ora enquadrado em telas: relações mediadas favorecem não-relações. “Eu falo, tu falas” não significa “nós dialogamos”.

Home office e educação à distância precarizaram interações trabalhistas e educacionais, intensificadas pelo caos dos últimos 18 meses. Poucos corpos, poucas mentes são preparados para conexões mediadas por telas. Sabe-se que custos (não apenas monetários) são transferidos das instituições para as pessoas: direitos rasgados, aprendizados subtraídos. Independente da forma, dos métodos, dos processos, a finalidade do trabalho e da educação é a pessoa. Indústria 4.0 e aprendizagem ativa têm como alvo o progresso do humano, caso contrário incorrem em impostura perversa. Aula não é o mesmo que palestra, sequer apresentação de slides. Show não é sinônimo de live. E trabalho à distância não significa produção real. O encontro é fundamento da ação, logo da ética das relações.

Inovação não depende da tecnologia. Transformação é a interconexão entre técnica e arte. Líderes, por vezes, não são aqueles que têm o poder instituído. Mas aqueles que, por meio do exemplo, agregam, propõem, motivam, promovem mudanças, aliam vanguarda e tradição, são focados e, ao mesmo tempo, abertos, tem um interesse genuíno de aprender e compartilhar conhecimento. Qualidades inerentes ao professor. Na indústria 4.0, estão em conformidade à cultura organizacional 4.0 valores como inclusão, diversidade, sustentabilidade, transparência, responsabilidade social e ambiental.

Voltando ao início de nossa reflexão, mais um ponto merece destaque. Pesquisas apontam que, pela primeira vez, a geração atual apresenta menor QI que a anterior. Especialistas dizem que isso é resultado do uso excessivo de telas. E como está a inteligência emocional dos jovens? Por que será que os executivos do Vale do Silício restringem de seus filhos o uso de computadores, celulares e redes sociais? 

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