"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

A festa da Primeira Colheita





           É tradição na Europa, festejar a primeira colheita da uva, uma forma de comemorar o sucesso, apesar das intempéries  vivenciadas durante o preparo da terra, o cuidado da plantação, enfim, tudo que conduz a colheita de bons grãos e frutos saudáveis. Além de valorizar o trabalho do agricultor, o responsável pelos alimentos que chegam à população, sua fonte energética de vida. Lá a festa é um ambiente familiar, com todos que se envolveram nos processos de produção, o proprietário e seus trabalhadores (em ambiente familiar!).

           Por aqui, na serra gaúcha, Nova Roma do Sul se destaca pela festa LA PRIMA VENDEMMIA, a primeira do gênero. Em 2020, está sendo realizada, até o próximo domingo (02.02), a décima quarta edição. Além do pavilhão, com estandes de venda de produtos da cidade e shows, a festa promove quatro tipos de passeios. Pudemos conferir o Encantos da Prima Vendemmia. Conhecemos Gruta Nossa Senhora de Lurdes, uma paisagem de tirar o fôlego e local de devoção (e eventos), tendo em vista a fonte que "não seca e não transborda" (sic), segundo as embaixatrizes da festa que nos acompanharam, considerada milagrosa.



          Em seguida, a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com estrutura centenária e bancos  ainda preservados. Fomos recebidos por um habitante da região, no distrito de Castro Alves, que rezou em latim e informou que cada um poderia pedir três graças (sendo que uma seria a da saúde). Este senhor, Pelicioli, levou o grupo para uma casa também centenária (o Museu) comprada em Antônio Prado e remontada em Nova Roma do Sul.


       A casa é um museu vivo, com móveis e objetos antigos, utensílios de ferraria, profissão dos familiares. São muitos aparelhos eletrônicos, ainda a funcionar. Por fim, um lanche substancial com produtos da região: queijo, salame, pão caseiro, geleias, biscoitos caseiros, grostoli, suco de uva, vinho e graspa produzida pela família.




        Vale a pena conhecer Nova Roma do Sul, cidade com 3500 habitantes, colonizada inicialmente por suecos e poloneses, depois italianos, conhecida por seus locais dedicados aos esportes radicais, de aventura. São 1.050 hectares de videiras (mas não só, há também milho, azeitonas e agora até lúpulo - para produção de cervejas artesanais), que produzem até 30.000 toneladas de uvas por ano. Fato pitoresco também é, para quem deseja ir por Nova Pádua, além de 5 km de estrada de chão para chegar ao Rio das Antas (mais 5 km, depois, para chegar a cidade) é a travessia de balsa e a represa da Usina Hidrelétrica da região, chamada de Castro Alves.  


         O ambiente,  como na Europa, é familiar e festivo!!  


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Fotos by@GuiReOli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.