"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Governar para todos


Governar para todos

Guilherme Reolon de Oliveira
Crítico cultural, jornalista, filósofo e sociólogo

                Embora tenham sido três as denúncias às quais o agora ex-prefeito Daniel Guerra foi considerado culpado, a falta de diálogo com os diferentes setores da comunidade caxiense foi decisiva para a cassação de seu mandato.  Isso reflete em políticas autocráticas, senão monárquicas absolutistas, tendo em vista apenas interesses particulares ou de seus congêneres. Não se pode governar apenas para os seus, configura ação antiética, quando não imoral.
                Agora é hora de governar para todos. Ouvir, planejar junto com os diferentes grupos, no mínimo preparar as fundações para o novo governo que virá. Caxias está “às traças”. É preciso retomar o que foi construído no que se refere ao turismo, dando envergadura aos roteiros que existem, mas que não foram articulados com os neles envolvidos e com agências. O enoturismo precisa ser definitivamente alavancado como força motriz alternativa à metalurgia. Há muito potencial nesse campo. As alterações de mobilidade urbana precisam ser repensadas, utilizando-se mais do bom-senso e de estudos mais aprofundados. A assistência social merece amplitude e não ficar concentrada ao monopólio de um grupo.
                Na cultura foram muitos os retrocessos. Retomar ao patamar antes alcançado é o mínimo. Mas não só. São necessárias ações urgentes em relação à visibilidade do Acervo Municipal de Artes Plásticas e do Instituto Bruno Segalla, concedendo espaços adequados a estes, também com exposições permanentes, inclusive como instrumentos de turismo.  Pensar na criação de um museu municipal dedicado às artes é necessário, talvez numa parceria com o setor privado, como o Recreio da Juventude – e a sede social do incorporado Guarany. Iluminar noturnamente o monumento Jesus Terceiro Milênio é gesto simples, mas com consequências. Eventos como Caxias em Movimento, Caxias em Cena, ainda que resistentes, também merecem mais atenção, ampliando seus espectros. Cia Municipal de Dança, Coro Municipal e Orquestra Municipal de Sopros também precisam de mais investimento, possibilitando mais apresentações, com criação de diferentes repertórios durante o ano.
                Obviamente, retomar o funcionamento das bancas de revistas. Repensar a Festa da Uva. Urgente também é a retomada da vinculação do Financiarte com a receita municipal. Afinal, ele é o principal instrumento de financiamento de artistas locais, sem o qual a arte fica praticamente inviabilizada. E a Maesa? Simplesmente acelerar sua ocupação conforme planos já discutidos. Sonhos para 2020 que, com um mínimo de esforço conjunto, podem ser alcançados. Basta o novo governo, ainda que provisório, querer!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.