"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

DOLCE ITÁLIA: Um acerto em todos os sentidos




            O despretensioso com o requintado, o pitoresco com o sublime, tais combinações estão presentes  no Dolce Itália, o restaurante escola da Escola de Gastronomia da UCS. Localizado junto a esta, no antigo Parque da Vindima, reformado, nos surpreendemos com o atendimento de alto nível: um serviço impecável, sem soar arrogante. O melhor do "made in Italy" está ali, um alto padrão gastronômico que foge da tradicional cantina e do cardápio colonial muito presente em nossa culinária. Ainda assim, o Dolce Itália privilegia os vinhos da região - há que valorizá-los, tendo em vista sua qualidade, segundo Mauro Cingolani, diretor técnico da Escola. 

              O menu requintado privilegia os ingredientes locais e sazonais, respeitando o território em que está inserido. Assim, há um equilíbrio do modo de fazer à italiana e o próprio da região, que é de colonização italiana e se destaca na cultura da uva e do vinho. Diferentes referências culturais estão presentes em seu menu, aliando tradição (massas, risotos, carnes) e contemporaneidade (frutos do mar, nozes) em sugestões de primeiro e segundo prato. 

               Optamos pela sugestão elaborada do chef, Franco Gioelli. Como aperitivo - independente de escolha, foi oferecida bruschetta com pasta de bacalhau decorada com brotos de feijão, além de fatias de duas variedades de pão, divulgando um dos carros-chefe da Escola, seu master em panificação. O preparo da pasta lembrou os bolinhos de bacalhau, uma excelente escolha para abrir o apetite. O antipasti, um mix de folhas ao molho de hortelã, apresentava um visual muito bem construído já que composto também com morangos. A acidez doce destes harmonizou perfeitamente com as folhas hidropônicas de alface e rúcula, cujo sabor também é marcante. 





            Como piatto principali, stinco bovino braseado ao vinho tinto e risoto à parmegiana. Destaque para a combinação de risoto com carne, que sempre dá certo. Esta última, cuja maciez (quase se desmanchava apenas com o garfo) e suculência, proveniente também do preparo com vinho estava primorosa. O risoto, perfeito no ponto, macio e cremoso. 


           De dolce, panna cotta, uma ótima pedida para dias quentes e para o almoço, já que  muito leve, com o sabor doce bem equilibrado com a calda de frutas vermelhas. "A pior parte", como bem disse um dos garçons não poderia pesar após o prato principal, que já era bem robusto. Um acerto em todos os sentidos!. E, claro, tudo harmonizado com um bom espumante da terra!.
          E o São Lourenço, porquê está aí?...Ora, porque é o santo protetor dos cozinheiros. Daí também a data de inauguração da Escola ser o dia que a igreja dedica a ele.




E a vista? Spettacolare!


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069


 Fotos by@GuiReOli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.