"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Julgamentos sobre a VIDA!

 

Julgamentos sobre a VIDA!

Vera Marta Reolon

 

         Hannah Arendt, aluna de Heidegger, filósofa política, judia. Quantos adjetivos para defini-la. Algum a define realmente em sua essência? Muitos, neles incluídos, principalmente seus colegas refugiados do nazismo nos EUA provavelmente não conseguiram compreendê-la.

         Ela viveu na Alemanha nazista, como professora de política. Perseguida pelo nazismo por ser judia, exila-se, foge para os EUA, onde se torna professora de alemão. Sem documentos vive condição de liberdade cerceada.

         Junto a outros refugiados perseguidos e judeus mantém grupo de discussões, encontros e contatos. Após a prisão/detenção de Eichmann, Hannah é convidada por uma revista para escrever sobre o julgamento do mesmo. A reportagem resulta em um livro onde ela vai questionar a forma como Eichmann é perseguido e capturado, levado preso para ser julgado em Nuremberg, onde seu julgamento acontece. Esta é uma grande questão de ordem ética, pois ela vai se contrapor a seus colegas judeus para pensar sobre formas humanas de ação e diferentes julgamentos sobre seus resultados e consequências.

         Por quê sou judeu e perseguido pelo nazismo, estou isento de julgamentos sobre meus atos e posso ultrapassar limites, inclusive na busca pela “suposta” (ou não ) justiça?

         Quanto a Eichmann, em  sua defesa, traz a ideia de que era um soldado a praticar atos sob o mando de alguém. Logo, não tem responsabilidade sobre tais atos. 

         Hannah abre discussão sobre esta proposição fazendo-nos pensar: se somos/estamos praticando atos sob ordens de alguém não conseguimos refletir sobre estas ordens, questioná-las e, quiçá, não as realizar se concluímos que são imorais, injustas ou/e vão contra nossos preceitos éticos? Quando recebemos ordens, mesmo que em situações de guerra, não temos autonomia de pensamento, a perdemos e apenas praticamos atos mesmo que errados, deixando de ser o que chamamos (ou entendemos ser) humanos?

         Em seu texto A Condição Humana, Hannah nos diz que, tanto Kant, com seu imperativo, quanto Sócrates , com seu “dois em um”, tinham a ética antes, já a portavam logo todo o imperativo e resolução já portariam preceitos éticos em sua origem. Isso quer dizer que, quando analisamos o imperativo de Kant e o “dois em um” (conversa consigo mesmo frente a um impasse que necessita resolução) socrático , devemos sempre ter em mente essa condição, qual seja a que a ética, o ethos já aí está.  Quando trazemos a ética em nosso ser, mais fácil será praticarmos e julgarmos atos com fins de atingirmos resultados justos.

         Grandes questionamentos de Hannah também se dão no campo da linguagem, quando declaramos “o povo”, a sociedade cometeu tal atrocidade, tal fato. Mas, quem é a sociedade? Ela dirá, quando responsabilizamos todos, não responsabilizamos ninguém, porque não conseguimos apontar um responsável.

         Tantas proposições filosóficas vindas de alguém que não se nomeava filósofa, mas sim do campo da política. E a filosofia, quanto nos ajuda a pensar nosso mundo neste pós Segunda Guerra e depois desta grande pensadora?

 

Palavras-Chave: Judeus , Nazismo, Julgamento, Responsabilidade, Ética, Filosofia.


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