"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 30 de julho de 2020

#useamarelo

          O jornal de maior circulação do país, Folha de São Paulo, lançou recentemente a Campanha #useamarelo pela democracia, trocando, até a próxima eleição presidencial, seu slogan: de "uma jornal a serviço do país" para "um jornal a serviço da democracia".


      Uma pesquisa realizada pelo DataFolha concluiu que 75% dos brasileiros é a favor da democracia, o maior índice desde a redemocratização. Muitos sequer sabem o que foi a ditadura militar (alguns até duvidam que ela tenha existido de fato!), a guerrilha do Araguaia, etc. Tendo em vista que mais da metade dos brasileiros nasceu após 1984 e outros tantos após 1964, ou seja, foram crianças ou adolescentes durante o governo dos militares, é de se concluir o mesmo.


           O #useamarelo retoma a campanha das Diretas Já. O questionamento, certamente, surgirá: mas não vivemos sob a democracia?. Tenho minhas dúvidas se  em algum momento a democracia se efetivou, afinal não é o voto (obrigatório!? no Brasil) que a possibilita. O voto, nas condições em que acontece, é uma procuração, e as possibilidades de procurador, de nossas escolhas e decisões em questões fundamentais da vivencia em sociedade, são reduzidas: poucos os candidatos com quem nos identificamos. Nos segundos turnos das últimas eleições presidenciais, as propostas oferecidas de candidatos foram ainda mais restritas, posto que extremas, polarizadas: votar no "menos pior", ou "votar nestes que te oferecemos", ou "anular o voto", ou "votar em branco". Quanto ao Legislativo pouco pensamos sobre nossos votos.


        No Executivo, a população é fortemente personalista, decide com base na "fachada", no que o candidato apresenta superficialmente: atenta mais ao comportamento, menos ao caráter, quase nada ao programa de governo proposto. Manipulações de candidatos facilmente desidratam outros com perfis de liderança, com bons programas, conciliadores, idealistas e com ideias revolucionárias no que tange a tributação, a sustentabilidade.


         O "véu da ignorância", conceito fundamental do filósofo político John Rawls, atenta para o fato do homem eleito se isentar de seus contextos particulares quando assume função pública. Seus interesses devem ser comunitários (em prol de TODA a sociedade) e não particulares, sejam esses últimos individuais ou de grupos próprios que "representaria". Quanto a atual democracia, são fortes os ataques às instituições, à imprensa. Muitas são as condutas autoritárias. A música "podres poderes" de Caetano Veloso continua atual, por isso #useamarelo Pela Democracia.

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.