"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Mais séries e filmes em "quarentena"!!!!!

DEADWIND

       Série escandinava muito próxima a Bordertown. Uma dupla de investigadores, com suas diversas problemáticas pessoais que, inicialmente, são divergentes e, pouco a pouco, vão se aproximando. São duas temporadas disponíveis. Em cada uma, há a resolução de um crime. A premissa dos crimes estarem interligados a uma rede criminosa imiscuída no poder local, presente na série Bordertown também está aqui.  Roteiro bem estruturado e excelente para conhecermos um pouco dos costumes de um povo que quase não temos notícia. 

COISA MAIS LINDA

       A série brasileira que se passa na década de 60 e retrata um grupo de mulheres, com o surgimento da bossa nova como pano de fundo, chegou a segunda temporada, bem mais superficial e arrastada que a primeira. As nuances das personagens e seus contextos, com menos matizes, tornam essa segunda temporada fraca não só no roteiro como nas atuações, até porque a personagem Lígia, cuja atuação era a melhor da série, não está nessa fase da trama. Enquanto a primeira temporada focou em questões mais pessoais (alcoolismo e violência doméstica, questões de gênero e matrimônio), esta segunda é mais social (o lugar da mulher no mercado de trabalho, o racismo). Na primeira o romance como cenário; na segunda, um processo judicial. 

WARRIOR NUN

     Lembrando um pouco as tramas de Dan Brown, essa série surpreendeu. A premissa é interessante: a garota, morta e antes paralítica, graças a inserção inesperada de um halo em suas costas, por um grupo de freiras, revive, totalmente saudável. Não só: tem poder de auto cura. Ótimo, mas fica sabendo que, com isso, faz parte de uma organização de freiras guerreiras que combate demônios na Terra. Há na trama reviravoltas bem interessantes. A corrupção na igreja e a postura anti ética na ciência estão no centro dos acontecimentos, aliando questões transcendentais e imanentes. O final, pronto para uma próxima temporada, surpreende ainda mais.

OS INFIÉIS

    Filme italiano despretencioso. Uma comédia leve e bem equilibrada. De início parece sexista e machista, impressão que logo se desfaz, mostrando que, ao menos contemporaneamente após a revolução sexual e suas consequências posteriores, mulheres também traem e os gêneros se igualaram na infidelidade. São pequenas esquetes, à semelhança do destacado filme argentino "Relatos Selvagens". Bem humorado, rápido e dinâmico: muito bom!.

EXPRESSO DO AMANHÃ

    Adaptação de obra literária, embora com episódios longos, a série é ágil e equilibra bem o suspense, o drama, o policial, até o romance, trazendo questionamentos políticos e sociais. A premissa é a mesma do filme homônimo (o mundo congelou e há um trem com 1001 vagões, cujos tripulantes são os únicos sobreviventes do planeta). Mas o enredo é quase na totalidade diferente. O filme é ainda mais perverso, mas a série não deixa de refletir sobre poder e classe social, trabalho e ócio, e muito mais. O último episódio surpreende, com a tradicional "deixa" para uma próxima temporada.

THE OLD GUARD

     Filme bem realizado, roteiro bem construído, boas atuações. A premissa é interessante: há um grupo de pessoas, apenas quatro, que, aparentemente, é imortal (depois se verá que têm  auto poder de regeneração, posto que, em algum momento morrem). Sua missão é combater e proteger. Quando um outro imortal surge, todos os demais o sentem. Mas a indústria bio-tecnológica tem interesse nessas pessoas. E a trama se desenrola num timing eficiente. Ação na medida certa, sem excessos e com emoções.

DESEJO SOMBRIO

     Trama policial, com  algo de drama, algo de suspense e, na onda do filme 365, algo de erótico (dadas as inúmeras cenas de sexo e alto teor de nudez). Muitos episódios, a semelhança da série EL CLUB (também mexicana, com o mesmo ator protagonista), longos, arrastados. Os mexicanos, grandes produtores de telenovelas, gostam de uma "enrolação", c amadas que vão se sobrepondo, nós que demoram a desatar. Como em EL CLUB, a série poderia ser reduzida a metade, mas a trama também perderia seu bojo, entende-se esse caso.

DOZE JURADOS

     Série belga excelente. Duração equilibrada, personagens e roteiro bem construídos. E, o mais interessante, tratando-se de uma série criminal (parecida com a época de ouro de LAW & ORDER, que congregava os sistemas de polícia e justiça, com psicologia forense, medicina legal e perícias diversas), é que o espectador, enredado com as inúmeras mentiras das testemunhas e da ré, e as vidas conturbadas dos jurados (que estão longe da isenção necessária), sem acesso a verdade dos fatos, permanece com dúvidas ao fim. Vale muito a pena conferir!

ESTADO ZERO

      A série é baseada em fatos reais, acontecidos na Austrália, e denuncia absurdos que são realizados com refugiados que chegam ao país. Embora sobre acontecimentos específicos, é simbólica da situação global atual, em que pessoas são números, campos de concentração continuam a existir, burocratas pouco ou nada se importando com os seres, países acuados, rede de tráfico ganhando com o imbróglio. Em outras frentes, seitas religiosas usurpando de vulneráveis e encobrindo perversões. Um retrato duro e cortante. 

DARK

     Aclamada e primeira série alemã produzida pela NETFLIX. Comparativamente, uma das melhores. Mas, nem por isso, excepcional. As idas e vindas temporais (próprias a trama, cuja viagem no tempo é a premissa) tornam a série um emaranhado de nomes, idades, versões de um mesmo sujeito, relações familiares, mundos paralelos. Os inúmeros vídeos no YOUTUBE que pretendem explicá-los revela que muitos espectadores ficam confusos. Aos mais atentos (cada cena é imprescindível, e isso é um fato positivo), a terceira temporada ( que se pretende "elucidativa") parece arrastada e quase desnecessária, com exceção de seu último episódio. Mistura reatores nucleares, o controle do tempo, sociedades e dramas familiares, épocas distintas e suas singularidades e esquemas nem sempre fiéis ao que se propõem. Ainda assim, excelente!. 

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069 


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.