"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Sobre as SUBURRAS de todos nós!!!!

         Nasci em uma cidade que "endeusa" médicos" (os doutores) e padres. Isso quer dizer que se os "dotô" dizem para se atirar do precipício, os "seguidores" se atiram. Assim também tudo que os "padres" dizem - esses são os "dotô" da igreja. Com isso quero dizer que os "dotô" (todos) podem dizer qualquer coisa que o que dizem, mesmo sendo absurdo e os sujeitos "dotô" serem "podres", tudo é verdade e sabedoria.

       Vejam, com isso não quero dizer que não existam doutores de ambas instituições que são bons, muito bons, corretos. Digo que, mesmo não o sendo, o povo, a sociedade os torna "deuses". 

         Mas, o que é o famoso DOUTOR?

       Doutor, para as academias (as de Platão), não as academias de ginástica e afins, é alguém que, após uma graduação (um curso de, em torno de cinco anos), realizam um mestrado (mais dois anos de estudo, 24 créditos de disciplinas e um escrito submetido, a que se chama dissertação). Aí, inscrevem-se a uma seleção ( inscrição cobrada -bastante- mesmo em federais, prova escrita, prova oral, projeto aceito, orientador que aceite o projeto e o aluno e, outras coisas, lícitas ou não, a que o sujeito se submete em lugares nem sempre sérios) para realizar um doutorado (mais quatro anos de estudo, defesa de tese inédita - escrito com ideias e sua defesa - inéditos no mundo) e 36 créditos de disciplinas cursadas (com artigos entregues e avaliados),  proficiência em língua estrangeira (duas - uma neo-latina e uma neo-germânica). Esse, e somente esse, é DOUTOR!

        Claro, nem sempre é um doutor tão original, mas passou pelos processos.

        Mas, a  quê vem tudo isso?

     Vem que, voltando ao princípio, para as populações que endeusam os "dotô", indico com elegância (educando, para não perder o hábito) a série e o filme SUBURRA, da Netflix (ou onde os acharem). Principalmente a série. Nela vemos a corrupção envolvida em todas as instituições em uma Roma tomada. Para obter um terre no da igreja e de traficantes instalados na orla (Ostia). Terras desejadas para construir cassinos (olha os nossos Resorts Integrados aqui!!!!) e lavar dinheiro da máfia, esta faz negociatas, mata, invade vidas, guerras entre traficantes, a máfia, a igreja, os políticos, os ciganos,....,todos,...até mesmo uma aristocracia empobrecida e vivendo, pasme-se!, de verbas de ONG's, brechós,e..., para não perder a atualidade, até mesmo os imigrantes africanos. E olha, que a corrupção invade os altos escalões da igreja, inclusive usando os deslocamentos obrigatórios dos imigrantes para obter títulos nobliarquicos dentro da igreja.

      Que escola de corrupção e de aprendizado para todos, com o fim de aprender a ler mais nas entrelinhas de um universo tomado apenas pelo desejo do PODER.  

          E a ÉTICA. hem????....teórica E prática!!!!!!.

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.