"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 17 de novembro de 2019

SUGESTÕES DO CHEF SURPREENDEM NO Z CAFÉ



             Conhecemos o Z Café há mais de dez anos. Frequentávamos a unidade do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, seguidamente, e adorávamos o medalhão de filé mignon com polenta (além de outros pratos e sabores), assim como o sanduíche com baguetes. Depois de dividir nossa vida entre Porto e Caxias, nos afastamos um pouco, ao que a unidade não existe mais - apenas em sua versão quiosque - e o prato também saiu do menu

         Voltamos ao Z na última segunda (11), na unidade Bela Vista (a mais completa gastronomicamente) e fomos muito bem recebidos. Sabe-se que, quando se é cliente sempre se tem razão - a recepção no Z sempre foi muito boa.  Mas, desta vez, foi calorosa: o proprietário Sandro Morganti Zanetti (daí provém o nome Z - sobrenome dos dois irmãos sócios) e o chef Henrique Fülber Antunes nos recepcionaram com um brilho no olhar, um sorriso no rosto e uma boa conversa - o que deixa tudo melhor. Mas não ficou por aí.

                   Diz alguém: "o que torna um sabor memorável?" (sic), e responde:  "a experiência!" (sic).

                  Dizemos nós: o que torna o sabor inesquecível é a junção de temperos e misturas ao gosto e entendimento do mestre que os produz: produz com talento que evidencia sua arte. O sabor produzido retoma suas memórias, na tradição alicerçada em seu nome, em sua família.

                Imediatamente fomos surpreendidos pela sugestão do chef: o drink 007: o Z é tradicional nos happy hours - e, com isso, pudemos comprová-lo. Podem perceber que, de tão bom, leve e saboroso, lembramos da foto só quando restava metade do drink. Preparado como o clássico de James Bond (o do filme) leva gin e Lillet , mas com o toque do Z: nais purê de abacaxi, água com gás e hortelã. Só de lembrar dá vontade de voltar e pedir um.


              Outra surpresa: a entrada também sugerida pelo chef, do "bolinho de batatas que não é da vovó" - dois bolinhos grandes acompanhados de um molho a base de ketchup picante. Muito cremosos e macios por dentro e crocantes por fora, com um toque de queijo que deixou a carne moída ainda mais saborosa. Uma delícia, inclusive como sugestão também de happy hour, que pode ser harmonizado com espumante ou cerveja, de acordo com a preferência.



          A unidade Bela Vista do Z é realmente muito completa, o que se evidencia no menu, diferenciado pelas opções de café da manhã e happy hour, além de sorvetes, salgados, omeletes, hamburgueres, sanduíches e das opções de alta gastronomia:massas, cremes, risotos, peixes e carnes.

          Seguimos no método, aceitando as sugestões do chef - o que foi ótimo, pois Fülber se disponibilizou às explicações durante o processo de degustação: salada caprese e risoto de moranga com crocante de presunto parma. Ótimas escolhas, já que a com binação aliou forma/apresentação (especialmente na salada construída como torta, em camadas, acompanhada de um pão tostado feito por eles) e conteúdo (texturas, aromas e sabores do risoto, ainda mais com o crocante). Harmonizamos com o espumante Horus brut, uma ótima pedida. Por fim, aceitamos a sugestão de sobremesa: o cheesecake de frutas vermelhas, cujo equilíbrio do doce com o ácido é especial.






               Cabe o destaque para a filosofia do chef, que, nas suas palavras, valoriza o ingrediente, em detrimento de modismos. "O ingrediente deve chamar a atenção" (sic), segundo Fülber, ao que concordamos: a gastronomia é antes sabor e aroma, depois forma (a forma apresentada do prato também é importante, mas não deve ser o mote principal, ela é subalterna) . Destaque também para dois ou três aspectos: a decoração do ambiente interno, a música leve e descontraída de fundo e o fato do Z ser pet friendly, servindo até água para um "pitoco" que "jantava" próximo a nós. Só elogios!!.




GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Fotos by@GuiReOli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.