"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 20 de junho de 2019

CRÍTICA/GASTRONOMIA: Decoração é ponto alto da Quarta Edição do Cozinha Gourmet

                   Um salão com galhos de plátanos secos no teto, iluminados por cubos etéreos. Ninguém poderá dizer que a decoração não tinha de uma estética primorosa e, na verdade, surpreendente. Elogiada, chamou atenção na Quarta edição do Cozinha Gourmet, jantar harmonizado, promovido pelo Recreio da Juventude, em associação com a Confraria União Cooks, do Grêmio Náutico União. A proposta: apresentar cinco pratos  concebidos pelos "confreiros", harmonizados com vinhos e espumantes da Vinícola Salton (parceira no empreendimento). Mais uma vez cabe o destaque para a organização e para a decoração. 





            Claro que, no que tange à organização, pensamos que um serviço à francesa, neste tipo de evento, seria o ideal, tendo em vista que os pratos eram entregues prontos, decorados. Quanto à apresentação dos pratos, só cabem elogios. Mas por quê, então, obrigar as pessoas a levantar, formar filas (filas essas que atrapalhavam os que estavam à mesa - fila - mal dos brasileiros!). Talvez, o que desejavam era o contacto entre "confreiros", mostrando seus dotes culinários, e o público. Mas por quê não entregar os pratos nas mesas, numa ordem estabelecida, em que cada chef apresentasse, ao microfone, como o prato foi concebido?.


           Aliás, quanto à ordem dos pratos: não havia. Já falamos por aqui da harmonização Taça e Trufa, da Vinícola Garibaldi, um exemplo (vale ler!). Cada pessoa, no Cozinha Gourmet,  começava por uma cozinha (eu-por exemplo , comecei pela 5) e seguia pelas demais aleatoriamente (chegou-se a um ponto onde pratos haviam acabado, simplesmente!). O ideal, na nossa concepção: uma ordem estabelecida, iniciando por entrada (salada, por exemplo - por qual razão inimaginável um chef não pode ser detentor de uma ideia de bela salada?) , três pratos quentes(verdadeiramente quentes), finalizando  com sobremesa (que poderia ser harmonizada com espumante Moscatel). Assim, todos provariam de tudo, o que não aconteceu (a maioria provou três, no máximo quatro pratos). No entanto, eram cinco pratos (supostamente) quentes. Neste quesito (aliás, em outros também , comprovado pelas filas que se formavam na Cozinha 2) foi destaque o Filetto con Formaggio e Polenta com Salsa Rossa - servido quente (opa!), com sabor e preparo de excelência, bem harmonizado com o vinho proposto. Destaque também  para o Lombo Crocante de Bacalhau em Cama de Especiarias (da Cozinha 5 - nem todos puderam prová-lo - infelizmente!).  


Cozinha 1


Cozinha 2


Cozinha 3


Cozinha 4


Cozinha 5


          As Cozinhas, no entanto, se caracterizaram por pouca diversidade na Forma (que é o que se procura também num jantar harmonizado). Dizemos isso, pois todas eram configuradas por um item principal (no geral uma carne ou fruto do mar - camarões, filé, cordeiro, bacalhau, pato), associado com item mais pastoso (creme, molho, crosta de ervas). Cabia mais diversidade: massas, risotos, por exemplo, ainda que mais comuns. Uma lástima também foi que os itens mais pastosos, no geral, eram servidos frios, e não tão combinativos com os itens principais, uma reclamação geral, pelo que pudemos observar dos convidados.

          A diversidade de forma também foi pouca no que se refere aos vinhos escolhidos - todos da categoria intenso, muito parecidos, diversos apenas na variedade de uva. Todos secos (correto!), porém com aroma e sabor muito parecidos. Um único espumante se destacou.

             Até o café, que o RJ serve tão bem em outros eventos estava frio. Uma pena!

            A proposta era excelente. O resultado final, infelizmente, não!.

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069 


fotos by@GuiReOli 

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