"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 6 de dezembro de 2015

SEM FRONTEIRAS NA MÚSICA E NA DANÇA

CRÍTICA/DANÇA: Sem fronteiras na música e na dança

A Argentina esteve mais próxima de Porto Alegre na última quarta-feira (02/12). Em um belíssimo espetáculo, que trouxe aos palcos do Teatro Renascença o folclore hermano, a Cia La Marrupeña mostrou, na música e na dança, que gaúchos, argentinos e uruguaios são um só povo (os chamados gauchos).

O espetáculo “Acá estamos – além das fronteiras” expôs uma faceta argentina tão pouco explorada, porém tão próxima às nossas tradições riograndenses. O tango, dança-símbolo daquele país – também se fez presente, inclusive com a clássica La Cumparsita, ponto máximo da apresentação. No entanto, o folclore, com malambos e milongas, embora parecido com o nosso, encenado com tamanha perfeição, foi o destaque da noite.

A Companhia soube equilibrar, com precisão, doses de dança popular argentina com “jogos” tradicionais, também do folclore, como a chula e a dança dos facões, e apresentação musical de gaita e do próprio grupo musical La Marrupeña.

O figurino foi muito escolhido, com diversificação adequada aos diferentes “atos” do espetáculo, conferindo heterogeneidade na unidade – alguns pequenos exageros nas roupas do tango.


Uma pena que a iluminação não foi tão bem planejada, bem como a passagem entre-atos, quando instrumentos precisavam ser instalados. Nada disso, porém, comprometeu a obra, bem articulada pela Presença dos bailarinos e músicos. 


Guilherme Reolon de Oliveira
MTb 15.241 

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