"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 6 de dezembro de 2015

Ballet da UFRGS cresce em Sentido e Presença

CRÍTICA/DANÇA: Ballet da UFRGS cresce em Sentido e Presença

Depois de apresentar, no primeiro semestre de 2015, uma retrospectiva de seus cinco anos de existência, com trabalhos curtos e diversificados, intercalados com a participação da comunidade acadêmica, o Ballet da UFRGS retornou ao palco do Salão de Atos da instituição com cara própria, e muito para afirmar.

O grupo está mais coeso, o que propiciou um espetáculo muito acima do que se vê em outras apresentações de dança na cidade. Desta vez, o que se viu foi um espetáculo completo – com cerca de uma hora de duração –, totalmente pensado pelo corpo de bailarinos. A coreografia, por exemplo, é de um dos integrantes do grupo.

A qualidade da apresentação foi propiciada também pelo figurino, que diversificou de modo a dar passagem “entre-atos”. Em nenhum momento, o palco ficou naquela escuridão, como se vê constantemente por aí: a montagem foi pensada de tal maneira que bailarinos podiam trocar de figurino sem paradas bruscas e cortes repentinos, o que tira todo o andamento da experiência estética do espectador.

Os bailarinos estavam ótimos, muito bem preparados tecnicamente. Mas não só: o espetáculo, uma mescla de ballet clássico e moderno, foi conseqüência da unidade do grupo, cuja diferença e singularidade de cada integrante foi primordial e perceptível em cada movimento. Movimentos que se mostraram mais amadurecidos em relação à apresentação anterior – mais Presentes – e que, assim, possibilitaram uma produção de Sentido excepcional.


Faltou divulgar o trabalho: a universidade sequer incluiu a apresentação em seu jornal mensal e em sua Agenda Cultural, publicada bimestralmente. Uma apresentação como essa, que divulga o nome da UFRGS, merece mais destaque na cena artística – não só dentro dos muros da instituição.


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241  

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