"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 12 de julho de 2015

CRÍTICA/DANÇA: Os cisnes também se modernizam

            Depois de ser levada às telas de cinema, reinterpretada na excelente atuação que rendeu o Oscar de melhor atriz a Natalie Portman, a fábula “O Lago dos Cisnes”, com música de Tchaikovsky, se modernizou na coreografia encenada, em Porto Alegre, pela Essence Companhia de Dança. O feitiço que transforma uma garota em um cisne, e tudo que disso advém, passou de uma peça de ballet clássico para um espetáculo de ballet moderno.

            Quem sai de casa esperando o tradicional se sente enganado: onde estão os passos clássicos?. Mas a excelente execução compensa a decepção inicial e envolve o espectador no mundo da fantasia propiciado pela trama, inclusive tirando-o de sua zona de conforto: afinal, os personagens são realmente o que apresentam ou também se trata de uma releitura?. A música, entretanto, permanece inalterada.

            Quanto à execução dos movimentos, os bailarinos foram muito bons, ganhando destaque o que interpretou o amante do cisne recém nascido. Havia sincronia  entre o grupo, no entanto, alguns bailarinos, em alguns momentos, pareciam adiantados em relação à música, o que passa desapercebido àqueles que não estão tão atentos aos detalhes da composição. Porém, muitos deles, percebeu-se, não estavam conectados à música, atentos somente à seqüência de passos, o que compromete e diminui a expressividade, a emoção e o sentido da obra. Ainda mais em uma narrativa carregada de momentos de intensa  carga emocional. Infelizmente, esperava mais da protagonista; esta ganhou mais vizibilidade na presença de seu companheiro. Os bailarinos homens estavam melhores, embora o adiantado de uns. As bailarinas no entanto, deixaram um pouco a desejar: faltou mais maleabilidade, mais soltura, mais ritmicidade.        
            Vale destacar, ainda, dois pontos: cenário e figurino. A troca dos elementos que compõem a cena (estes bem elaborados) foi surpreendente, afinal o palco se modificava por completo em cada ato.

            Quanto ao figurino: roupas “de época” muito  bonitas, embora pesadas para movimentos tais quais os executados, dando mais graça e motivos interpretativos em relação aos tradicionais collants e tules, porém menos leveza; e roupas características aos cisnes, de modo a dar consistência na figuração dos personagens – no entanto, dos homens poderiam ser retirados o equivalente aos espartilhos, deixando-os apenas  com as saias que caracterizavam as penas dos animais.

            Adaptação muito boa de “O Lago dos Cisnes”, propiciada por uma construção original que não corrompe, nem adultera a identidade do tradicional ballet de Tchaikowski.
Ou não. Em que consiste “O Lago dos Cisnes”?. Apenas da música que é mantida pela Companhia? E todo o trabalho coreográfico original, não faz parte da obra, da narrativa? Talvez, quem sabe, o que Essence encenou foi algo apenas inspirado em “O Lago dos Cisnes”, e não o próprio. Talvez!


Guilherme Reolon de Oliveira
MTb 15.241 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.