"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Celulares nas escolas (e fora delas)

 

Guilherme Reolon de Oliveira

Corporate philosopher, psicanalista, consultor em felicidade organizacional, doutor em Filosofia 

 

    Há alguns anos, uma notícia surpreendeu o mundo: magnatas do Vale do Silício, como Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg revelaram que a educação de seus filhos seria longe das telas. Causa espanto, no entanto, que pais, cada vez mais, utilizem seus celulares como babás eletrônicas, até mesmo com bebês, em filas de supermercado, restaurantes e afins. Que podemos esperar?

    Pesquisa recente apontou que, após progressivos aumentos nos níveis de QI Inter geracionais, a última geração foi a única que apresentou diminuição do referido quociente em relação à anterior. Não sabemos o que advirá (e me refiro não apenas às inteligências lógico-matemática e crítico-argumentativa, mas à socioemocional) da geração cuja educação extracurricular é baseada em escassa leitura e excesso de vídeos curtos, e educação formal calcada na apresentação de slides (como palestras, sem discussões para ampliar e trocar conhecimento): a geração TikTok e Datashow

    A Comissão de Educação da Câmara de Deputados aprovou, recentemente, projeto de lei que proíbe o uso de celulares, por todos os estudantes de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, em qualquer ambiente escolar, inclusive nos intervalos e recreio. Sabe-se que o ser humano se desenvolve pela interação com os outros seres humanos: em outras palavras, o sujeito acontece pelo Olhar do Outro e do outro, pelo encontro com o Rosto do Outro. Interação essa que deve, primariamente, acontecer na família e, a posteriori, na escola e nos demais ambientes sociais. É pela troca, pela escuta de outras narrativas e pela exposição de sua história, em diálogo, no face a face, que a experiência acontece. A estimulação que a alteridade proporciona ao sujeito o enriquece em todos os sentidos, ainda mais se amparada em ambientes e processos diferenciados, o que não ocorre no âmbito virtual, empobrecedor, mediado pela tecnologia. 

    Óbvio que os celulares estão aí (assim como a TV era onipresente, mas não tanto, nas décadas de 1980 e 90), e não há como se isentar das tecnologias. O ChatGPT assombra os professores, assim como a internet já o fez há tempos atrás. Há que os professores se reinventarem, o ensino também. Mas essa reinvenção passa por um retorno à docência, amparada nas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, ou seja, em um retorno ao diálogo, à interação, a experiências mais abertas e abrangentes, inclusivas, acolhedoras, empoderadoras, fundadas na confiança. Esses são os princípios norteadores da escola segundo a Unesco. 

    Cabe destacar mais um ponto: a saúde emocional. Sabe-se que esta se diferencia da saúde mental (caracterizada pela ausência de doença mental). A saúde emocional se alicerça na primeira infância e é caracterizada por percepção de mundo (o que acontece ao seu redor, pelo altruísmo), por entusiasmo com a vida (só possível por vivências reais e diferenciadoras), por autenticidade nas relações (via interação com o diferente) e por um self forte. Um self forte, por sua vez, é caracterizado pela capacidade de estar só (ainda que com outras pessoas), pela interiorização, construída no sujeito pelo cuidado suficientemente bom, ou seja, nem muito bom (laissez faire), nem mau (extremamente castrador). Nesse sentido, qual o tipo de cuidado proporcionado às crianças diante das telas? 



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