"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Retratos: Rosto e Ética

 

Guilherme Reolon de Oliveira

Corporate Philosopher, Consultor em Gestão da Felicidade Organizacional, Doutorando em Filosofia (PUC-RS)

Inaugura hoje um novo espaço cultural em nossa cidade: é o Fórum Cult, que surge com o propósito de acolher exposições de artes visuais e sessões de autógrafos de livros, no Fórum da Comarca de Caxias do Sul, a partir do diálogo entre o Judiciário e a Sociedade, que o Programa de Gestão da Felicidade impulsionou.

A exposição que inaugurará o Fórum Cult é a “Retratos”, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul: reunião de 23 retratos, cada qual capturado pelas lentes de um artista membro da associação. Arriscaria dizer que retratar alguém é tentar capturar a identidade desse sujeito (ao menos no instantâneo), o que é uma impossibilidade, mas retratar é o símbolo do originário da relação com a alteridade, que acontece com o Rosto. Isso porque a verdadeira essência do homem, segundo o filósofo Emmanuel Levinas (1905-1995), apresenta-se no Rosto. O Rosto se contrapõe ao fenômeno, à simples apresentação e à representação.

É na relação face a face, e esse é o grande trunfo desta exposição, já que os retratos se estabelecem na relação entre o fotógrafo e o fotografado, que se dá a linguagem ética, como fonte de todo o sentido do homem (diria aqui que é o contrário de toda “relação” virtual – tão amplamente utilizada nos dias de hoje).

O sentido do humano acontece no contato, na relação intersubjetiva. E, nesses termos, o Rosto convoca à responsabilidade que tenho para com o Outro.

Perceber os rostos que os 23 artistas do Clube do Fotógrafo nos mostram, através do seu Olhar, é perceber a Diferença, aquilo que não me é próprio (enquanto fotógrafo ou espectador). O Rosto é a novidade, a surpresa, porque é sempre um desconhecido, o exterior, o estrangeiro, e me traz, me lembra de algo que não possuo, que não sou. A experiência com o Rosto do Outro é única, porque permite ao sujeito, ao interlocutor, sair de si mesmo e da totalidade: o Rosto convoca ao diálogo, à inquietude.

O Rosto convoca à neutralização da violência e do poder, porque traz, em si, a própria noção do “não matarás”. É da ordem da proximidade, porque se fundamenta da assimetria das Diferenças. É o pilar da ética, como relação primordial. O Rosto, nesse sentido, é mais que identidade, porque é discursividade com a alteridade. O Rosto exige outra atividade: não de posse, mas de hospitalidade; não de desvelamento, mas de justiça; não de doação de sentido, mas de receptividade ética. Falarmos em ética e justiça invoca ao tudo a ver com o lugar de onde falamos nesta inauguração (ao menos é o que toda coletividade espera como tal!).

    A exposição Retratos, que dialoga com a Galeria dos Diretores do Foro da Comarca, onde o espaço cultural se configurará, é um convite para a renovação, para desenvolver e aperfeiçoar a relação entre Judiciário e Sociedade. E esse é o principal propósito do Fórum Cult: ser um espaço de acolhimento, par’além dos processos judiciais, das queixas, dos problemas e dos conflitos sociais e pessoais. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.