"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

domingo, 15 de dezembro de 2024

CAXIENSE FUNDA LIGA INTERNACIONAL DE FILÓSOFOS CORPORATIVOS E IMPLEMENTARÁ, EM 2025, PROGRAMA INOVADOR DA UNESCO EM ESCOLA

 

CAXIENSE FUNDA LIGA INTERNACIONAL DE FILÓSOFOS CORPORATIVOS E IMPLEMENTARÁ, EM 2025, PROGRAMA INOVADOR DA UNESCO EM ESCOLA

 

    O caxiense Guilherme Reolon de Oliveira, único Corporate Philosopher do Brasil, consultor em Gestão da Felicidade Organizacional, fechou parceria com outros filósofos corporativos internacionais, e juntos fundaram a International Corporate Philosophers League. O grupo é formado por nove profissionais, além do caxiense: a russa Alexandra Konoplyanik, os italianos Angelo Manassero e Davide Febi, o alemão Sören Schuster, a australiana Bettina Mielenz, o suíço Christopher Sigmond, os norte-americanos Gregory Sadler e Tom Morris, e o português Jorge Humberto Dias.  

 

    A Liga tem dois principais objetivos: reunir e integrar filósofos corporativos, e ser referência para os interessados em atuar com filosofia nas organizações. Para tanto, a Liga atuará também com modelos de formação de filósofo corporativo, a partir da experiência compartilhada internacionalmente. Em 2025, estão previstos cursos de curta duração e de pós-graduação com os dez profissionais, para interessados, especialmente graduados em Filosofia, em ser um filósofo corporativo. 

 

    Além da recente fundação da Liga, o caxiense também está em tratativas com uma escola particular de ensino fundamental e médio da cidade, para a implantação, a partir do primeiro semestre de 2025, do programa Happy Schools, da UNESCO, uma vez que é embaixador deste no continente americano. A escola será a primeira das Américas a implantar o programa inovador, que é destaque em instituições de ensino européias.   

 

    Fundamentado tanto na ciência quanto na filosofia, o programa Happy Schools, da Unesco, reconhece a felicidade como um meio e uma meta para melhorar as experiências e os resultados de aprendizado de qualidade.  O modelo compreende quatro pilares — pessoas, processo, lugar e princípios — e 12 critérios de alto nível para integrar a felicidade aos sistemas educacionais. Para apoiar mudanças sistêmicas, a iniciativa Happy Schools serve como uma estrutura abrangente para coordenar intervenções que visam também saúde mental e apoio psicossocial, aprendizagem e desenvolvimento socioemocional, autoconhecimento e segurança psicológica, e bem-estar de alunos, professores e funcionários.  

 

    Reolon é o único filósofo corporativo do Brasil e seu trabalho é baseado em um sistema criado a partir de sua tese de doutorado, o Programa de Gestão da Felicidade, já aplicado em organizações de grande porte, como o Fórum da Comarca de Caxias do Sul e a Codeca. O filósofo corporativo, segundo Reolon, utiliza diferentes métodos e teorias filosóficas, para atuar em quatro áreas de atuação nas organizações: autoconhecimento e cuidado de si, identidade e estilo, ética e responsabilidade social, felicidade e bem-estar. A partir da expertise do filósofo, aplicada ao ambiente empresarial, educacional ou esportivo (em suma, institucional), tal ação repercute em mudanças relacionadas à marca e à reputação, à cultura organizacional, às práticas ESG e às relações dos sujeitos consigo mesmos e com os outros. O Programa de Gestão da Felicidade, implementado pelo caxiense, prevê a criação de políticas de salário emocional, a gestão de feedbacks, a mediação de conflitos, a gestão de ética e compliance, o desenvolvimento de lideranças positivas, e o desenvolvimento de mecanismos que aumentem a conexão, o reconhecimento, a inspiração, a transparência, a confiança, o desenvolvimento pessoal, a autonomia, a leveza e a alegria nas organizações. 

 

    Os primeiros filósofos corporativos foram contratados pelas big techs do Vale do Silício, cerca de vinte anos atrás. Na Europa, é uma grande tendência, mas no Brasil ainda é uma novidade, que encontra certa resistência, inclusive por falta de conhecimento de sua importância e necessidade nas organizações.  

 

    Reolon, além de Corporate Philosopher, é psicanalista, mediador e conciliador de conflitos (modelo de Harvard), pós-doutorando em Administração, pela Universidade de São Paulo, doutor em Filosofia, pela PUC-RS, mestre em Psicologia Social e Institucional, pela UFRGS, mestre em História, Teoria e Crítica de Arte, pela UFRGS, além de graduado em Ciências Sociais, Filosofia e Comunicação Social.  


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

15º MDBF - S U C E S S O!!!

 


    A 15ª edição do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) foi um marco. O maior evento do blues na América Latina mudou de endereço, e ocupou o Centro de Caxias do Sul, especialmente o Clube Juvenil e seus arredores. Aliás, MDBF, Clube Juvenil e o espaço central casaram muito bem.



    O evento, ocorrido nos dias 21, 22 e 23 de novembro, homenageou Cleveland, cidade do Mississippi (EUA), conhecida como “The Birthplace of the Blues” (“O Berço do Blues”, em tradução livre). Mais de 50 atrações foram divididas entre oito espaços, sendo dois deles gratuitos na Praça Dante Alighieri (com a tradicional "casinha do blues"), o que também democratizou mais o evento. Ao lado da praça, algo mais chamou a atenção de quem acompanhava o MDBF: o bar suspenso por um guindaste, sucesso em todas as noites. 

 

    Além das atrações musicais, gastronomia, bar e um espaço para compras de artigos de vestuário e afins, de obras de arte, o que só completou e abrilhantou o evento. 





    Destaque para atrações caxienses, como Mamma Doo, Tom Holland (USA), Mokambo (RJ), Al Pratt (EUA) e a contagiante apresentação da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. 























        Ah, e o MDBF continua congregando tipos muito estranhos...democraticamente!




VERA MARTA REOLON

MTb 16.069


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241


Fotos e Vídeos byGuiReOli


Celulares nas escolas (e fora delas)

 

Guilherme Reolon de Oliveira

Corporate philosopher, psicanalista, consultor em felicidade organizacional, doutor em Filosofia 

 

    Há alguns anos, uma notícia surpreendeu o mundo: magnatas do Vale do Silício, como Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg revelaram que a educação de seus filhos seria longe das telas. Causa espanto, no entanto, que pais, cada vez mais, utilizem seus celulares como babás eletrônicas, até mesmo com bebês, em filas de supermercado, restaurantes e afins. Que podemos esperar?

    Pesquisa recente apontou que, após progressivos aumentos nos níveis de QI Inter geracionais, a última geração foi a única que apresentou diminuição do referido quociente em relação à anterior. Não sabemos o que advirá (e me refiro não apenas às inteligências lógico-matemática e crítico-argumentativa, mas à socioemocional) da geração cuja educação extracurricular é baseada em escassa leitura e excesso de vídeos curtos, e educação formal calcada na apresentação de slides (como palestras, sem discussões para ampliar e trocar conhecimento): a geração TikTok e Datashow

    A Comissão de Educação da Câmara de Deputados aprovou, recentemente, projeto de lei que proíbe o uso de celulares, por todos os estudantes de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, em qualquer ambiente escolar, inclusive nos intervalos e recreio. Sabe-se que o ser humano se desenvolve pela interação com os outros seres humanos: em outras palavras, o sujeito acontece pelo Olhar do Outro e do outro, pelo encontro com o Rosto do Outro. Interação essa que deve, primariamente, acontecer na família e, a posteriori, na escola e nos demais ambientes sociais. É pela troca, pela escuta de outras narrativas e pela exposição de sua história, em diálogo, no face a face, que a experiência acontece. A estimulação que a alteridade proporciona ao sujeito o enriquece em todos os sentidos, ainda mais se amparada em ambientes e processos diferenciados, o que não ocorre no âmbito virtual, empobrecedor, mediado pela tecnologia. 

    Óbvio que os celulares estão aí (assim como a TV era onipresente, mas não tanto, nas décadas de 1980 e 90), e não há como se isentar das tecnologias. O ChatGPT assombra os professores, assim como a internet já o fez há tempos atrás. Há que os professores se reinventarem, o ensino também. Mas essa reinvenção passa por um retorno à docência, amparada nas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, ou seja, em um retorno ao diálogo, à interação, a experiências mais abertas e abrangentes, inclusivas, acolhedoras, empoderadoras, fundadas na confiança. Esses são os princípios norteadores da escola segundo a Unesco. 

    Cabe destacar mais um ponto: a saúde emocional. Sabe-se que esta se diferencia da saúde mental (caracterizada pela ausência de doença mental). A saúde emocional se alicerça na primeira infância e é caracterizada por percepção de mundo (o que acontece ao seu redor, pelo altruísmo), por entusiasmo com a vida (só possível por vivências reais e diferenciadoras), por autenticidade nas relações (via interação com o diferente) e por um self forte. Um self forte, por sua vez, é caracterizado pela capacidade de estar só (ainda que com outras pessoas), pela interiorização, construída no sujeito pelo cuidado suficientemente bom, ou seja, nem muito bom (laissez faire), nem mau (extremamente castrador). Nesse sentido, qual o tipo de cuidado proporcionado às crianças diante das telas? 



sábado, 23 de novembro de 2024

DE IDENTIDADES E AUTORIAS NO 3º CONCERTO DE MODA DA SERRA GAÚCHA

 



    O terceiro Concerto de Moda da Serra Gaúcha foi um marco, uma vez que, após sua inclusão no calendário oficial de eventos do município de Caxias do Sul, se solidifica (sem perder o dinamismo) na defesa das marcas autorais e na projeção do que aqui se produz de melhor. O elemento identitário, sem dúvida, foi a chave de leitura dos desfiles desta edição, que aconteceram nos dias 09 de 10 de novembro de 2024. Destaque para os locais dos desfiles: o Parque Cinquentenário e o Monumento Nacional ao Imigrante, que há muito merecem maior exposição, e o CMSG assim o propiciou.

 

    No sábado, dia 09, três foram os desfiles, que aconteceram no Parque Cinquentenário. O “Marcas do Tempo” foi uma homenagem às imigrações que construíram a moda local, exportada para o mundo. Gida Malhas, Biamar Malhas, Montefina e Melissa estiveram na passarela.







    Antecedido pelo Espetáculo Cênico-Musical, que reuniu oito bailarinos da Cia Municipal de Dança, o desfile Solo destacou marcas autorais como frutos do que é cultivado na Serra Gaúcha. Sendo o cultivo um marco das práticas que desenvolveram a região, desde os povos originários até os imigrantes de diferentes lugares do mundo. Neste, desfilaram Martina Cambruzzi, NêgaNagô, Rachi Vanin, Camitcha, B.Bag.






    O desfile “Terra à Vista”, por sua vez, celebrou a moda sustentável, destacando o papel dos brechós e das marcas de upcycling.

    Uma nota que não podemos deixar de sinalizar foi que, embora as fábricas tenham peças lindas e com cores que evidenciam ainda mais as peças produzidas, os desfiles privilegiaram um uníssono de cores, deixando pouco espaço para mais brilho na passarela, com cores, estampas e designs diferenciados. Os desfiles privilegiaram linhas retas e o monocromático, além dos tons pastéis.

    Neste sentido, pontos à marca NêgaNagô que utilizou materiais diferenciados e produziu peças com mix de cores e customizações. 

    Aliás, pontos ao Raul com suas peças customizadas e seu look de domingo em homenagem aos indígenas....muito liiiindo!!!

 

    Já no domingo, dia 10, o desfile “Antes de Todos Nós”, ocorrido no Monumento Nacional ao Imigrante, reuniu as marcas Izabel Peteffi Basso, Vivian Boff Atelier e Atelier Lôla Salles. Em um diálogo com o conceito de imigração vigente, o desfile resgatou os fazeres manuais como atividades de produção originariamente indígena. Indígenas expuseram sua moda e sua identidade de forma singular e este, sem dúvida, foi o ponto alto da terceira edição do CMSG.









 

VERA MARTA REOLON

MTb 16.069

 

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241

 

Fotos e vídeos byGuiReOli

 

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

FESTA DAS COLHEITAS

  




      Nesta semana, dia 11 de novembro fomos apresentados ao cartaz oficial da Festa das Colheitas, que se dará em 2025, nos Pavilhões da Festa da Uva. Com o lema A Cultura Italiana Transformada em Festa, faz parte das comemorações dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS e, como tal, representa-se igualmente no cartaz apresentado. A Festa acontece de 07 a 23 de março de 2025.

    A Festa das Colheitas se dará sempre em datas alternadas com a Festa das Uva, fazendo parte do calendário oficial desta. 

    Fomos recebidos com mesa farta, música excepcional e a presença da imprensa e autoridades, na belíssima Casa de Pedra, onde sabemos que inicialmente foi habitada pelos Luchesi e, a posteriori pelos Brunetta. 

   















VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

Foto byGuiReOli



3º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO EM CAXIAS DO SUL

    

         Aconteceu na última quinta-feira, dia 07 de novembro a abertura oficial do 3º Festival de Cinema Italiano em Caxias do Sul. Com as presenças de autoridades locais, além do Consul Geral da Itália em Porto Alegre, e do Consul Honorário da Itália em Caxias do Sul o Villagio recebeu uma confraternização a não se colocar defeito em nada, sob a batuta da chef   Carolina Dal Pont Branchi, com maravilhas saborosas de todas as instâncias e sabores, servidas com galhardia. Notas para o som do violoncelo, piano e tenor, performando a Itália aos ouvintes atentos e extasiados. 

        Seguiu-se a apresentação do filme (atualizado para o momento contemporâneo) clássico Romeo e Giuletta .  Atores performaram os personagens (a caráter) no coquetel, o que causou sensação extra ao evento.




        Segundo o Consul Geral e o Consul Honorário tal evento faz parte de forma de divulgar e difundir a sétima arte italiana pelo mundo, além de mostrar a atualização do cinema italiano, frente ao mundo contemporâneo.

        Ainda, junto ao evento Festival de Cinema Italiano Caxias do Sul, o Villagio recebe a mostra quadros da série Cancioneiro Popular, elaborada pelo ECIRS/UCS. Igualmente no Villagio são disponibilizados totens com acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, com álbuns, passaportes, entre outros itens. Tudo constitui parte da comemoração dos 150 Anos de Imigração Italiana no RS, que acontece em 2025.        

       Com 22 sessões de filmes inéditos, a programação se estende até o dia 08 de dezembro, com apresentações na  sala de cinema do Villagio Caxias e na sala de cinema Ulysses Geremia. NOTA; o estacionamento para os espectadores que forem assistir à mostra é isento, com a retirada do voucher.


PROGRAMAÇÃO:

 

07/11

QUINTA-FEIRA

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO

 

08/11

SEXTA-FEIRA

15h

SALA ULYSSES GEREMIA

GUARDAS E LADRÕES

 

08/11

SEXTA-FEIRA

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

UM MUNDO À PARTE

(UN MONDO A PARTE)

 

09/11

SÁBADO

15h

SALA ULYSSES GEREMIA

PARECE BASTANTE PARIS

(PARE PARECCHIO PARIGI)

 

09/11

SÁBADO

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

ÉRAMOS CRIANÇAS

(ERAVAMO BAMBINI)

 

10/11

DOMINGO

15h

SALA ULYSSES GEREMIA

A ALMA EM PAZ

(L’ANIMA IN PACE)

 

10/11

DOMINGO

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

ROMEU É JULIETA

(ROMEO È GIULIETTA)

 

11/11

SEGUNDA-FEIRA

19h30

GNC CINEMA

A VIAGEM DE CAPITÃO TORNADO

(IL VIAGGIO DI CAPITAN FRACASSA)

 

12/11

TERÇA-FEIRA

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

E SE O MEU PAI

(E SE MIO PADRE)

 

13/11

QUARTA-FEIRA

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

NASCIDA PARA VOCÊ

(NATA PER TE)

 

14/11

QUINTA-FEIRA

15h

SALA ULYSSES GEREMIA

O PEQUENO DIABO

(IL PICCOLO DIAVOLO)

 

14/11

QUINTA-FEIRA

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

MAIS UM VERÃO EM FAMÍLIA

(UN ALTRO FERRAGOSTO)

 

15/11

SEXTA-FEIRA

15h

SALA ULYSSES GEREMIA

NÁPOLES MILIONÁRIA

(NAPOLI MILIONARIA)

 

15/11

SEXTA-FEIRA

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

CARACAS

(CARACAS)

 

 

16/11

SÁBADO

15h

SALA ULYSSES GEREMIA

ADEUS, GAROTO

(CIAO BAMBINO)

 

16/11

SÁBADO

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

O PENITENTE

(THE PENITENT)

 

17/11

DOMINGO

15h

SALA ULYSSES GEREMIA

LAF

(PALAZZINA LAF)

 

17/11

DOMINGO

19h30

SALA ULYSSES GEREMIA

MIA

 

18/11

SEGUNDA-FEIRA

19h30

GNC CINEMA

O OURO DE NÁPOLES

(L’ORO DI NAPOLI)

 

25/11

SEGUNDA-FEIRA

19h30

GNC CINEMA

NASCIDA PARA VOCÊ

(NATA PER TE)

 

02/12

SEGUNDA-FEIRA

19h30

GNC CINEMA

UM MUNDO À PARTE

(UN MONDO A PARTE

 

 

VERA MARTA REOLON

MTb 16.069

 

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241

 

Fotos byGuiReOli

 

 


quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Noite de Rock e Nhoque no Moinho da Cascata

    O Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, completa 20 anos de arte.

 

    Talvez em comemoração a esta data especial, ocorrera, no último dia 25 de setembro, a 1ª Noite de Rock e Nhoque. O evento foi um mix de artes cênicas (com perfomances do grupo Ueba), música (com Marcos De Ros) e gastronomia (nhoques em duas versões).

 












    De Ros foi do clássico ao popular, rompendo barreiras e mostrando que a guitarra também é instrumento universal e pode performar de Beethoven a "Atirei o pau no gato". 











 



    Vale muito a pena conhecer o Centro Cultural Moinho da Cascata, ladeado por uma belíssima queda d'água, sediado num prédio que é patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul, espaço icônico pelas suas singularidades, precursor da rede elétrica e da telefonia no município. 

    O Centro possui ainda biblioteca infanto-juvenil e espaço gourmet. 


VERA MARTA REOLON 

MTb 16.069


GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241


Fotos e vídeos @byGuiReOli