"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Valmarino: amostra da Toscana em Pinto Bandeira

       




        Um pedacinho da Toscana, com suas árvores tão características, encrustada na Serra Gaúcha, especificamente em Pinto Bandeira: eis a vinícola Valmarino. No dia em que a visitamos, um céu aberto, azul, possibilitava uma apreciação dos vinhos ao ar livre, em mesas com guarda-sóis, espaço projetado para a experiência estética (experimentação). 

           Embora a Valmarino não tenha um roteiro turístico específico ainda, como comumente se vê nas vinícolas da região, a construção original, antiga, de quando a família adquiriu as terras na década de 1970, foi mantida e serve como local também de degustação.  

          A Valmarino, hoje, é comandada por três irmãos - sendo que dois estão a frente do negócio: um enólogo e agrônomo, outro responsável pela área comercial - TRE FRADEI.  Mas foi fundada pelo pai, em 1992, com plantio de videiras e venda de uvas para terceiros. Originário da família Salton e tendo trabalhado na destacada vinícola do mesmo nome, o fundador da Valmarino foi o primeiro enólogo gaúcho a se formar em Mendoza , Argentina. Pioneiros nos vinhos em caixas, que substituíram os garrafões, começaram a produção da bebida em 1997.



        São vinte vinhedos espalhados em 24 hectares. A Valmarino se destaca na excelência de seus vinhos, especialmente em quatro variedades:  Cabernet Franc, SanGiovesi, Petit Verdaux e Shiraz. Mas cultiva quinze variedades, ou seja, a vinícola opta pela qualidade em baixas produções. Seu outro diferencial é a bebida Basílio Mejolaro, inspirada no tradicional drinque italiano Bellini., Pinto Bandeira é a capital estadual do pêssego, e a Valmarino soube aproveitar tal deferência: o Basílio Mejolaro é uma combinação de espumante prosecco (80%) e suco de pêssego (20%).



         Na visitação acompanhada com o enólogo, há degustação de dois , quatro ou seis rótulos. Pudemos conferir, além do mencionado, os espumantes Valmarino Nature (safra 2015, considerado o melhor nature do Brasil) e o Valmarino Nature Tinto (um diferencial espumante tinto!), ambos produzidos pelo método tradicional, o primeiro com 61 meses nas barricas de carvalho.Degustamos também o vinho Valmarino Cabernet Franc, da elogiada safra 2020. 


        A  vinícola se destaca ainda por utilizar cinco tanques do método italiano Ganimede (que possibilita contato 20% maior das cascas com o mosto da uva), pela prensa pneumática (última aquisição para o amassamento das uvas) e por mais de 300 barricas de carvalho, com madeiras secas por 36 e 48 meses. O lugar é lindo (lembra mesmo a Toscana - romanticamente visitada por casais do país inteiro), os vinhos excelentes: vale a pena conferir.



Fotos by@GuiReOli

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.