"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Compliance e Filosofia

 

Guilherme Reolon de Oliveira

Crítico cultural, jornalista, filósofo e sociólogo, Doutorando em Ética e Filosofia Política (PUC-RS)

 

A edição de setembro de 2004 da Revista Exame destacava que as empresas estavam admitindo filósofos, como diferencial diante de uma realidade de muitos profissionais com MBA (Master Business Administration). Por aqui, as empresas ainda não aderiram à proposta, quando muito recorrendo a palestras pontuais de profissionais da área. Diversificação de perspectivas é a grande chave para situações de crise e para mudanças culturais necessárias ao ambiente corporativo, quando este deseja estabelecer novos protocolos e diretrizes internas(ética nas práticas, governança corporativa, etc..).

Não há dúvidas que o setor de Compliance é fundamental, especialmente quando a transparência é um dos valores mais importantes na contemporaneidade. Assim, este setor, aliado ao de comunicação, talvez seja o que mais requeira o filósofo na empresa. Isso porque atua na intersecção dos Riscos de Imagem e dos Riscos Legais. O filósofo apresenta qualificações e formação adequada às diferentes situações, especialmente no que tange à diversidade de correntes teóricas da ética, logo também na sua prática.

Cada vez mais questões como diversidade nas organizações e igualdade de condições se mostram essenciais. O setor de Compliance, ou seja, de “Conformidade”, precisa estar alinhado não apenas às normativas internacionais – inclusive no que tange à sustentabilidade econômica, social e ambiental – mas às demandas do contexto histórico atual. À semelhança do Escritório de Ética e da Ouvidoria, o Compliance deve ser um canal de denúncias, reclamações e sugestões.

Etimologicamente, o termo inglês Compliance se origina do francês antigo cumplir (cumprir) e do latim complere (realizar), ambos significando “concordância com o solicitado”. A “conformidade”, neste sentido, concerne aos mecanismos anticorrupção (de qualquer natureza), às relações comerciais e internas, aderência às instruções ISO e congêneres, mas fundamentalmente no que se refere às relações entre funcionários, colaboradores e equipe diretiva, neutralizando o poder como Gewalt (violência), alicerçando-o como liderança. Dessa forma, quaisquer mecanismos de abuso devem ser combatidos, como prática intersetorial.

O filósofo, amparado em diferentes métodos e conceitos, se insere como fundamental no Compliance, já que este concerne ao conjunto de regras, padrões e procedimentos, éticos e legais, que orientam o comportamento da instituição. Em outras palavras, o filósofo atuará como farol num setor responsável pela cultura organizacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.