Em Porto Alegre, é comum vermos amigos que se reúnem para "churrasquear", até mesmo no meio da rua (churrasco é a "coisa do gaúcho!). Em Caxias, foi uma surpresa encontrar o Brazza, um gastropub que impressionou pelos detalhes. Com o mote "é só sentar, comer, beber e curtir", tudo acontece do melhor jeito, o seu!. O ambiente é amplo, bonito, com aquele estilo descolado, e com opção de área coberta e ao ar livre. A comida é boa, diferente, ao mesmo tempo descontraída e elegante, porque simples, mas bem elaborada e sofisticada.
Há versões de espetos (com escolha do ponto da carne e molhos), espetos doces, picados, e carnes (com acompanhamentos com bruschettas e pão de alho), porções na tábua. Optamos pelas sugestões do Felipe, que nos atendeu exemplarmente: os espetos de "sushi gaudério" (filé mignon, queijo coalho, cebola roxa, enrolados no bacon) com geleia de pimenta; de "xixo de filé " (filé mignon, pimentão amarelo, pimentão vermelho, cebola roxa e tomate cereja) com molho chimichuri; e de "palmito, tomate seco e rúcula"; o "picado de vazio" com farofa e bruschettas de alcaparras; e, por fim, como sobremesa, o espeto doce "queijo coalho com doce de leite", uma perdição....Imperdível!!!.



Cabe o destaque, em todas as sugestões, para o equilíbrio do salgado, com o levemente adocicado, que casa muito bem com as carnes, bem preparadas e temperadas, suculentas, macias e com excelentes acompanhamentos, que não roubam a cena do astro - o churrasco - e só completam a experiência. Como mencionado, vegetarianos e veganos não ficam de fora, o espeto de palmito, tomate seco e rúcula é uma ótima pedida, muito saboroso. Os espetos, aliás, são ótimos como opção individualizada. Os picados, como forma de compartilhar a dois ou a três (aliás, nestes momentos não se vê muita gente " fissurada" no celular e não prestando atenção na companhia, pelo contrário), conforme a fome.
Optamos também por harmonizar tudo com o vinho branco frisante Macaw, da Casa Perini, uma ótima pedida com as sugestões dadas, já que não compete com a comida e trouxe refrescância e leveza à experiência. Excelente! .

Nas quartas, tem sempre música ao vivo, no melhor do MPB e do POP Rock internacional e nacional. No verão, quinzenalmente aos domingos, pagodão. O melhor: aquele cheirinho de assado no ar, como em churrascadas com amigos, clima de happy hour (mas não só). Ambiente despojado, tranquilo, para se divertir e se sentir bem! Ali não há pratos, até mesmo nesse detalhe há compartilhamento, já que tudo é servido em tábuas. Estabelecimentos como esse estão em falta, o que se evidencia na ocupação das mesas, que estão quase sempre cheias. Os preços são razoáveis e justos, tendo em vista que são carnes, bem mais acessíveis que as inúmeras pizzarias, hamburguerias e até mesmo cafés que se espalharam pela cidade. Para quem adora carnes, no Brazza também é possível fugir das tradicionais churrascarias e galeterias. Uma ótima escolha para fim da tarde e para noite, em qualquer dia da semana. Sem frescuras, aquela sensação de "não estar em Caxias", mas sem sair dela e do que nela é peculiar: o ótimo atendimento, atencioso e eficiente. Aliás, o que nos chamou atenção, a rapidez na entrega dos pedidos, tendo em vista o movimento por lá. Se continuar assim, o Brazza vai, e merece, crescer e expandir!.



Ah, e o serviço? É eficiente,rápido e eficaz. Como todos deveriam ser!!
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
Fotos by@GuiReOli