"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 29 de maio de 2019

CRÍTICA/TEATRO E MÚSICA; O Estrangeiro e o Semelhante

           Já comentei por aqui que, talvez, a arte atinge o seu propósito quando aproximação com o diferente. E, talvez, não só com o diferente, mas c om o semelhante. E, com isso, essa díade se torne dialética. Afinal, no diálogo é que há troca. Nesse sentido, três espetáculos chamam atenção: GPS Gaza, Essential Dances e Yangos. 

       Sobre o primeiro, cabe o destaque da atuação, sempre incomparável, da atriz Deborah Finocchiaro, ainda que em espetáculos irônicos, cômicos e mais introspectivos, se sobressaia. Em GPS Gaza, o que não contribui para excelência é o roteiro, formado por cortes com pouca conexão, sem algo que os costure de maneira mais eficaz. Isso fica evidente na não- conversa de elementos que poderiam funcionar como costura: nos depoimentos e filmagens projetados. O uso que Finocchiaro já fez de cenários clean em Pois É Vizinha e Caio do Céu, sempre na medida, desapareceu em GPS Gaza, cuja temática é tão cara ao contemporâneo.

          Em Essential Dances, apresentado no domingo (26), no Teatro Pedro Parenti,  em Caxias do Sul, pela Orquestra Municipal de Sopros,  houve um mix de diferentes músicas  "para dançar" ou músicas folclóricas de países tão deversos como Espanha, Bulgária, México, Albânia, Cuba, Estados Unidos. Este último se fez representar também no maestro convidado. Num movimento "oposto", no mesmo dia, a última edição dos Concertos ao Entardecer, promovidos pela OSUCS, na sede social do Recreio da Juventude, apresentou Yangos, grupo da cidade, já indicado ao Grammy Latino na categoria música de raiz. O foco de Yangos é o pampa, por meio de milongas, chacareiras e chamamés.

         Diante de GPS Gaza, Yangos e Essential Dances, uma questão parece fundamental: o que é perto é semelhante, o que está longe é o estrangeiro; o que é estar perto, estar longe; o que é ser estrangeiro, estranho, fronteiriço ...????

Guilherme Reolon de Oliveira
 MTb 15.241


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.