"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 29 de maio de 2019

CRÍTICA/GASTRONOMIA: Uma Experiência Estética na Peterlongo





               Para falar de uma experiência, explana-se sobre um acontecimento que é único. Diz Dewey que  há arte, quando há uma experiência estética. A experiência estética, por sua vez,acontece não só diante de manifestações artísticas ortodoxas (diante dessas pode nem ocorrer), mas frente a um prato gastronômico, uma competição esportiva, etc. Mas, como dizia antes, falar de uma experiência é falar de algo que aconteceu, que pode não não acontecer mais, que é irreplicável.

            Talvez por isso, dizer algo que vivenciamos na visita a Peterlongo só pode ser dito  como experiência. Chegar à vinícola já é algo único, principalmente pois estamos da história  vivificada - num momento, e numa região (infelizmente), em que se valoriza o futuro, mesmo o presente, tecnológico, e esquece-se, ou destroi-se o passado. A Peterlongo se mantém: o castelo que abrigou seu antigo proprietário, a Vinícola de pedras basálticas, os vinhedos, tudo ali é histórico. E tradição para a Peterlongo é sinônimo de excelência. 


            Na visita guiada, temos acesso aos maquinários primitivos, do fazer espumante - a casa se orgulha de poder usar o designativo  champagne - , a um pequeno museu, que conta a história da vinícola- família e, o mais interessante, aos tanques por onde passam os espumantes no método charmait,  depois às salas onde eles, já engarrafados, continuam a ser melhorados, se do método tradicional, ou champagnoise (frise-se - em ambiente controlado e sem iluminação). Um corredor, só possível de ser visto por trás de grades, separa e guarda garrafas históricas de mais de setenta anos. Ao final, a visita acaba na degustação do que a Peterlongo tem de melhor, sua expertise. E a experiência acontece ainda mais diante dos persistentes perlages.  
                 












            Para aqueles que querem mais, a vinícola tem um projeto muito interessante: o Wine Movie, ou se quiséssemos traduzir "filme na vinícola". 


            No verão, os espectadores assistem  ao filme nos jardins da vinícola; no inverno, no espaço interior. De presente, uma taça personalizada. e, durante o filme, pipoca a vontade. Claro que a bebida principal da viní cola está disponível para aquisição e encher as taças. Sem dúvida, uma experiência no entardecer de Garibaldi, a Capital do Espumante!.



fotos by@GuiReOli 


Guilherme Reolon de Oliveira
MTb 15.241

Vera Marta Reolon
MTb 16.069

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