"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Gaúchos e Tradição!!!


Estamos no Rio Grande do Sul.
O que se espera desta informação?
Que, ao menos, tenhamos  churrascarias.
O Brasil inteiro, e fora dele (até em série de TV apresenta franquia de churrascaria gaúcha) importou churrascarias e seus estilos dos rio-grandenses.
O Estado e os tradicionalistas com sua história e histórico citam o 35 (Trinta e Cinco) como primeiro CTG criado. Pois o 35, bem situado em Porto Alegre, montou o serviço de churrascaria com show, há já algum tempo. Serviço  b em feito, com comida campeira e, claro, churrasco apresentado com diversos tipos de carnes. A apresentação é bonita, embora eu, particularmente, esperasse uma performance menos  “robótica”, mais alegre, enfim...
Em Canela, foi criada uma churrascaria, a Garfo & Bombacha, não muito diferente do 35, mas com serviço de alimentação mais primorosamente preparado e o show, ....,bem....isso é um caso a parte: a apresentação da “banda” Garfo & Bombacha mostrou-se de forma alegre,  com músicas da tradição mas não só.
As danças, belíssimas, quer na performance dos bailarinos, no primor dos trajes, extrapolando o Estado do Rio Grande do Sul, sendo uma homenagem aos gaúchos, mas também aos gauchos platinos.
A alegria e as alegorias dos bailarinos era tão contagiante que encantava a todos que no restaurante estavam .  Aqui mais uma questão a destacar, o serviço de RP (Relações Públicas) da Churrascaria é tão bom que deve ter-se conveniado à rede hoteleira da região (sabidamente turística), resultando em lotação plena no restaurante.
Primoroso também o serviço de pesquisa das tradições, com icônicos quatro jogos americanos sobre as mesas, abordando as danças, o preparo do  chimarrão, a vestimenta e o linguajar (dicionário “gaudério”). Para guardar e ter como lembrança do Estado!.
O que incomoda são os fotógrafos indo e vindo nas mesas para fotos com chapéu e cuia, típicos, (e depois a entrega na mesas – e cobrança – atrapalhando a visibilidade do espetáculo). Assim também os vendedores de discos dos músicos. Algo a melhorar!.
O que me faz pensar de tudo isso é o péssimo trabalho do turismo caxiense (a cidade com mais CTG’s do Brasil) que deixou fechar a  churrascaria (a esse molde) que recebia turistas do Brasil inteiro e, até hoje, nada mais igual abriu por aqui. A Secretaria de Turismo de Caxias deixa tanto a desejar que o prefeito (católico praticante) sequer ilumina o Monumento Jesus Terceiro Milênio, importante porto turístico e marca de um dos maiores artistas da cidade.
Outro detalhe interessante para o Estado da carne e da tradição seria visitar o Porcão, em São Paulo (será que ainda está aberto?   - espero que sim!) que serve à perfeição. O que faltou quando lá estive era o show. O Garfo & Bombacha poderia lhes ensinar neste campo!.


VERA MARTA REOLON
MTb 16.069

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.