"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

CRÍTICA/GASTRONOMIA: Noite Gaúcha na Garfo & Bombacha




fotos by@GuiReOli


“Viva uma Noite Gaúcha inesquecível” é o mote da Churrascaria Garfo & Bombacha, de Canela. Sendo esse o mote, ainda que estratégia de marketing, de uma experiência como essa não se espera só o famoso rodízio de carnes. Realmente não é só de carnes o cardápio, e nem só o comida o visitante vivenciará. Na Garfo & Bombacha, não há rodízio  - ponto ao mesmo tempo positivo (não há aquela incomodação de um garçom  toda hora oferecendo algo) e negativo (você tem que levantar e se dirigir ao buffet).  Cabe lembrar que o Noite Gaúcha é um combo: refeição e show.

Sobre a refeição, então. Por ser uma “Noite Gaúcha”, a Garfo & Bombacha soube congregar as diferenças gastronômicas do Rio Grande do Sul e apresenta uma série de variações étnicas  em seu cardápio. Há carne, claro, desde a costela até a picanha, recheadas, queijo na chapa , com preparo diferenciado. E há também o arroz e feijão, preparados a moda campeira, o salmão, outros peixes, carnes brancas, assim como a polenta frita, o aipim e uma variedade de saladas e sobremesas – há a variedade de etnias que compõem o Estado.

Sobre o show: inesquecível, esse sim!  Espetáculo de mais de duas horas de duração, inicia com a apresentação musical, com o grupo entoando o principal do repertório gauchesco clássico.  Após o verdadeiro show: excelente corpo de bailarinos, acompanhado do grupo de danças Ana Terra (nome significativo para mulheres que dançam primorosamente). O show trouxe um pouco de tudo, começando pela  icônica apresentação das etnias que formaram o Rio Grande do Sul, com suas danças e caracterizações específicas – o português, o alemão, o italiano...seguido de danças tradicionais do  folclore gaúcho, como pau de fitas, pezinho, xote de duas damas. Sem contar a chula, as boleadeiras. E um pouco de danças latino americanas. No quesito artístico está o destaque da noite gaúcha, diferenciando-se sobremaneira da churrascaria do 35 CTG em Porto Alegre, cuja apresentação pareceu mecânica e com pouca alegria. Na Garfo & Bombacha, os bailarinos produziram, com presença marcante, sentido todo especial, com execução impecável de movimentos, uso correto de figurinos (de acordo com a vestimenta tradicionalista) e de iluminação.

O ingresso para a Garfo & Bombacha é um tanto “salgado”, próximo dos duzentos reais. Mas, pensando na soma refeição (com fartura) e show (de uma excelência sem igual), fica-se com dúvidas. Ainda assim, para valer a pena pagar tanto esperava-se um serviço impecável (o que não acontece, já que as mesas, em excesso, estão muito próximas umas das outras – dificultando a privacidade). Sem contar que o apelo comercial poderia não ser tão escrachado: há uma lojinha de artigos de vestuário tradicionalista, há  foto com cuia de chimarrão com chapéu (com fotógrafo passando de mesa em mesa durante a refeição e, pior, durante o show, uma lástima)  e há passeio,  no dia seguinte a cavalo (para adultos) e pônei (para crianças). Uma pena, mas sabemos que acontece em cidades que dependem do turismo como Canela. Por lá, naquela noite, passaram pessoas de quase todos os estados do Brasil.


 GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

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