"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Balanço Geral Caxias em Cena 2018


Aconteceu o Caxias em Cena de 09 a 25 de agosto. São 20 anos de um festival que, singularmente, traz para a cidade uma diversidade de linguagens cênicas – talvez esse seja seu maior trunfo. No Caxias em Cena não há variedade de espetáculos num mesmo dia – o que acontece com o Porto Alegre em Cena – mas isso é bom: não se perde programação e pode-se ver tudo. Cabe destacar que, embora essa edição tenha se empenhado em trazer companhias mais próximas – a maioria da Capital do estado – isso não o desmereceu nem um pouco. E, uma pena, a população não aproveitou uma oportunidade única de conferir essa arte que proporciona, de forma muito particular, o contato com o diverso, o diferente e a alteridade – e mesmo consigo, como um espelho. Pouca plateia em muitos espetáculos – uma lástima!

Abaixo vai nosso balanço geral dos espetáculos, por nós conferidos:

- Freddie Rock Star:
Uma mistura de performance, dublagem, apresentação imagética, adoração a ídolo e imitação, simulacro. Fica a pergunta: que dizer? E um pensamento: quando queremos tudo, acabamos ficando com nada.

- Pequeno trabalho para velhos palhaços
Embora aqui sem “Laurita”, que é ótimo, a Cia Stravaganza sempre tem algo a ensinar-nos sobre representação. Desde a apresentação cuidadosa: cenários, figurino, iluminação (aqui primorosa mesmo!), roteiro, sobra pouco, digamos assim: os atores têm é que representar, e que sejam bons! “Pequeno trabalho” é uma aula sobre o que é ser ator, e humano – em suas falhas e em seus acertos... um soco no estômago em momento catártico final, ainda mais em uma época como a que vivemos de falta de empregos!

- Orquestra de Brinquedos:
Embora infantil, entusiasma a todos, inclusive adultos. Uma perda para aqueles que não compareceram e não ouviram clássicos, como o dos Beatles, em instrumentos pouco ortodoxos.

- Ícaro:
O que a Stravaganza prima pelos cuidados no manejo da arte cênica, aqui se observa apenas tentativa de lançar mão de sentimentos de compaixão pela falta de um maior profissionalismo.

- Inimigo na casa de bonecas:
Leitura primorosa de Ibsen. Voltamos ao teatro em sua originalidade e autenticidade. Diverte, alegra, educa, questiona, coloca em xeque, surpreende. E atualizando o texto para a realidade brasileira: uma necessidade! Excelente uso de todas as facetas da arte cênica: elementos cênicos, iluminação, cenário, figurino, sonoplastia, projeções que complementam o discurso oral e uma atuação sem exageros e na dose exata!

- Casal Palavrakis:
Questão gira em torno de leituras à la Artaud, de textos internacionais. O tema é importante de ser discutido e estudado. Usar o teatro para falar de mazelas sociais e não trancarmos as discussões entre quatro paredes é necessário. Porém quando se usa de escatologia, acabamos ficando com nojo e não discutindo. Cuidado!

- Chapeuzinho Vermelho:
Recriação do clássico infantil, sem atualização, porém sem exageros. Construído de forma a prender a atenção com o uso de contorcionismos e performances circenses, mais que teatrais no sentido clássico.

Vera Marta Reolon – MTb 16.069
Guilherme Reolon de Oliveira – MTb 15.241

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