"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

segunda-feira, 3 de abril de 2017

CRÍTICA/DANÇA: Todos Nós Acuados

Não só acuadas aquelas que violentadas domesticamente se sentem sem saída, mas acuados aqueles que as violentam – afinal, por quê o fazem, senão por um sentimento de inferioridade diante daquelas (precisam mostrar poder!)? – e todos nós diante deles, que nada fazemos e até os criticamos da boca para fora.

A violência doméstica foi a poética escolhida pela Anima Companhia de Dança em seu belo (ainda que dramático e provocante) espetáculo Acuados, apresentado na última sexta-feira, na programação SESC Mulher, em comemoração ao mês da Mulher. Perigosa poética, pois facilmente pode levar a uma obra coreográfica panfletária, a violência doméstica se apresenta como tema imprescindível na contemporaneidade. Acuados, neste sentido, produziu um manifesto artístico e politizado, sem resvalar no político, que não caberia ao discurso da arte. Eva Schul e seu grupo de  intérpretes criadores foram certeiros na montagem: atingem  o público, provocando asco diante da situação-problema-questão, sem deixar de produzir um espetáculo belo e cativante, porque bem executado, com excelente técnica e presença e produtor de múltiplos sentidos, bem articulados em movimentos de dança contemporânea.

Iluminação (em foco ou aberta), cenário( móvel, a partir de placas deslocáveis) e música (harmonizada com o tema: óperas dramáticas) contribuíram para o bom andamento de
Acuados.

E.T.: Continuamos a nos espantar com a falta de público em espetáculos de dança. Será INVEJA?

Guilherme Reolon de Oliveira
MTb 15.241


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.