"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Bez Batti e as Picassianas: um amadurecimento

         Conhecemos o trabalho de Bez Batti há cerca de vinte anos; uma arte singular, contextualizada na Estética do Frio, esta conceituada por Vitor Ramil. O manuseio do basalto, pedra que caracteriza a Região de Colonização Italiana na Serra Gaúcha, o torna um artista peculiar: Bez Batti a transformava em formas "sem forma", ora lapidadas, lisas, ora porosas, por vezes numa mesma peça. Uma representação dos que aqui vivem: transição entre brutos e "polidos", buscando modernização ao mesmo tempo que tradição e conservadorismo transparecem em cada ato. Algumas obras de Bez simbolizam muito o angular e o circular, remetendo também a estes intermezzos, transições. 



        Foi uma surpresa a última exposição de Bez Batti, da série Picassianas. Percebe-se uma maturidade no trabalho do artista bento-gonçalvense, advinda da experiência, da construção poético-conceitual e do aprimoramento técnico que coincidiram com o olhar de investidores, empresários que acreditam na arte como fator civilizatório, valorizando a singularidade de Bez Batti. 



           

         Picassianas não é uma releitura de Picasso, mas uma ode à obra do espanhol, à revolução que aquele provocou na história da arte ocidental, especialmente quando valoriza o primitivismo, as máscaras de povos tradicionais, talvez ao originário da arte. Os cavalos, os ângulos, os traços cubistas em rostos que, em um diálogo com Picasso, Bez Batti transfigura seu estilo particular: a expertise com a pedra, o liso polido e brilhante, em contraste com as ranhuras e os sulcos opacos, espinhosos. Bez Batti, com a série Picassianas, se mostra uma referência para a escultura e para a arte, não apenas brasileira, mas internacional. 

 

Imagens  de divulgação do Atelier do Artista

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241

 

VERA MARTA REOLON

MTb 16.069

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.