"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

sábado, 29 de setembro de 2018

CARTA AO INSTITUTO BRUNO SEGALLA


Guilherme Reolon de Oliveira
Curador e crítico de arte, jornalista, filósofo e sociólogo

        Caro IBS, neste mês completas 13 anos de atividades. Aliás, foi com tua instauração que pensei (acho que outros também pensaram) que Caxias estava mudando: passando de um estado de letargia cultural para um patamar de reconhecimento dos seus artistas, dando visibilidade às produções locais. Será que me enganei, e continuamos a reconhecer e premiar apenas empresários e seus feitos monetários?
                Eu sei, tu nasceste de um esforço grande de teus fundadores. Está lá, em tua ata de fundação de 27 de setembro de 2005. No aniversário de teus 10 anos, toda a equipe comemorou, afinal tu estavas contribuindo com a comunidade, sendo um agente de transformação e inclusão cultural, o que só foi possível com a perseverança e persistência de alguns, o apoio e a colaboração de outros para a realização de projetos e ações educativas. Tu estavas em uma nova casa – e isso, eu acho, parecia maravilhoso, afinal uma universidade estava te acolhendo (mas acolher é um ato de extrema e infindável responsabilidade, não concordas?).
                A tua existência é de uma importância sem igual, pois divulgas a obra de um artista, marcada por sua posição política, que contribuiu para a construção de nossa identidade. O Bruno Segalla (1922-2001) foi gravador da Maesa (aquela empresa cujo complexo predial está abandonado, sabe?), desenvolveu milhares de medalhas comemorativas e religiosas, além de condecorações. Meu avô, Genuíno Guilherme Reolon (outro “esquecido” pela cidade), estava bem perto dele, trabalhavam juntos no mesmo setor – um setor que era considerado o artístico da Eberle. Além disso, Bruno deixou uma obra extensa (foram seis décadas de produção) de centenas de esculturas em cerâmica, madeira e bronze, escreveu frases com até 135 letras em cabeças de alfinetes e importantes monumentos públicos em Caxias são de sua autoria. Sabe, as pessoas nem sabem, mas no saguão da Casa da Cultura tem obra dele, assim como bem em frente a ela, na praça Dante. Claro, até no Palácio Piratini. Mas a que considero sua obra-prima é essa mesma que eu disse estar na praça: é um monumento à Gigia Bandeira, uma mulher funileira, à frente de seu tempo. Com conceito e expressividade únicos, Bruno a intitulou de Instinto Primeiro, o que por si só já é belo e singular. Essa escultura talvez seja símbolo de nossas mães – as matronas? – que com um amoroso Olhar nos constituem sujeitos.
                Em 2015, tu estavas “a todo vapor”: com processo de documentação museológica se modernizando para a salvaguarda do acervo de Bruno, aliado a um programa educativo transformador das novas gerações. Mas outro dia, aquele em que fui te visitar, me decepcionei. Aquelas pessoas que cuidavam de ti e nos recebiam não estavam lá, a exposição era a mesma de um ano atrás. A Prefeitura chamou funcionários cedidos e a universidade te deixou meio abandonado, afinal tu não mereces um corredor como espaço expositivo. As empresas também te abandonaram? A cidade te abandonou? Que este teu aniversário sirva para pensarmos no que fizemos contigo – isso reflete uma Caxias que trabalha muito, constrói prédios e valoriza o que e quem é de fora. Sabe, eu sonho com um dia em que estarás numa casa de destaque – sabe aquela em que os Eberle residiam, na Sinimbu? – e que serás fonte de turismo. Será que é possível?


AINDA: que tal dar uma iluminada em uma de suas principais obras??. Bem que o Cristo Terceiro Milênio merece umas lâmpadas que o iluminem à noite e o vejam de longe, não é mesmo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.