"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Porto Verão Alegre: Balanço Geral

Apareceu a Margarida:
Roteiro que pretende chocar o espectador – mas, até certo ponto datado, já não mais cumpre a proposta. Repetição de frases, em um monólogo, acaba deixando a apresentação chata. Com um tom escatológico, serviu para a exibição do ator.

Se meu ponto G falasse
Uma platéia cheia... o que não faz um título bem “marketinzado”? Uma pena que de “ponto G” falou-se uma frase. E ele, ali, parece nada falar. O roteiro, na verdade, se concentra em expectativas das mulheres, em relação aos homens: basicamente em como conseguí-los.

Beatles em concerto
Sempre bom ouvir Beatles. Interpretação excelente, porém de tão poucas músicas. Parece que ficou faltando algo: alguém no vocal, quem sabe.

Projeto secreto: Gaiola das Loucas
Uma peça consagrada merece uma interpretação primorosa, ou uma releitura original. Não se viu nada disso. Roteiro quase intacto, com interpretações que deixaram a desejar – e nem um pouco clara a proposta de transformar todos os personagens em drag’s. Excesso de performances musicais intercalando o texto – com músicas que sequer remetem ao universo da peça: faltou até mesmo a clássica “We are family”.

Manual prático da mulher moderna
Interessante até certo ponto. Mas ouvir mulheres falando certas palavras chega a doer. Precisa? E a conclusão final: a vida não se resume às receitas.

O que eles pensam que elas pensam
Roteiro péssimo. Atuação amadora. É uma propaganda enganosa. O espectador lê o titulo e a sinopse e espera assistir a três homens e um travesti, em um banheiro, falando sobre seus “achismos” em relação ao pensamento da mulher. Chegando-se ao teatro, o diretor/roteirista/ator anuncia que a peça tratará de “frase de banheiro”. Pois não é que nem a primeira, nem a segunda proposta se concretizam?

Besteirol, o musical
Atuação muito boa. Mas as esquetes poderiam ser um pouco menores, especialmente a “Vamos falar francamente?”, cujo diálogo pareceu arrastado. As melhores partes foram as das drag’s.

Romeu e Julieta
Faltou emoção aos atores principais: uma pena, pois a mais conhecida história de amor fica obscurecida. Romeu não demonstrou diferença entre a paixão por Rolalina e a paixão por Julieta: um pecado!


Em geral: falta de preocupação com cenário, com iluminação e com figurino. E a sensação que o humor brasileiro se resume ao histriônico, ao sexualizado e ao “rir da própria desgraça”. 


Guilherme Reolon de Oliveira
MTb 15.241

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.