"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

sábado, 24 de outubro de 2015

CRÍTICA/DANÇA: As formas (das músicas) do amor

CRÍTICA/DANÇA: As formas (das músicas) do amor

Em sua primeira produção original, a Macarenando Dance Concept mostra a que veio. O conceito da tão lembrada Macarena é o ponto de partida para a montagem do espetáculo “100 formas para o amor”. Mas o repertório musical – nacional e internacional – que versa sobre o tema é vasto, e a direção soube usá-lo muito bem em sua concepção: 30 músicas compõem a trilha sonora.

Dos últimos espetáculos de dança apresentados em Porto Alegre, “100 formas para o amor” foi dos melhores. E sua qualidade está justamente na simplicidade. Os oito bailarinos executaram os passos com mestria – embora os movimento pudessem ser compostos mais com o tronco: permaneceram nos membros.

Não havia cenário, mas a inexistência deste não comprometeu o espetáculo – a direção sequer recorreu às projeções, ainda bem! A iluminação foi muito bem utilizada, dando visibilidade, por exemplo, ao conteúdo de caráter etéreo de certas músicas. O figurino, uma mescla de arcaico e moderno, um pouco festa, um pouco não, também casou muito bem com a proposta.

A coreografia, por fim, otimizou o espaço do palco em sua singularidades e traduziu as músicas em movimentos muito precisos – no entanto, a proposta do libreto não foi alcançada: “100 formas para o amor” não apresenta “formas de dançar o amor”, mas formas de dançar as músicas que versam sobre o amor. Há uma diferença aí, mas ok! Cabe destacar também o encadeamento das músicas em seqüência, sem paradas – embora isso possa cansar os bailarinos, ficou ótimo!


A Presença dos bailarinos é o que marca o espetáculo: a expressividade dos rostos e corpos é o seu ponto alto. Todos parecem gostar, efetivamente, do que estão ali fazendo: dançar. Aliás, é justamente essa Presença que contribuiu, e muito, para a produção de sentido, alcançada também porque os bailarinos acompanhavam cantando certas partes das músicas – claro que ficou com cara de musical, mas não: foi dança mesmo! Algo, enfim, que não se vê muito por aí!


 GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241

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