"EM TEMPOS DE M E N T I R A UNIVERSAL,

DIZER A V E R D A D E É UM ATO REVOLUCIONÁRIO"

George Orwel
"Quando enterrada, a verdade cresce e se sufoca, ganha uma força tão explosiva que quando vem a tona vai explodindo tudo."

Emile Zola

"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.

[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?

Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.

Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.

Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido. " Walter Benjamim

"NÃO PERCA TEMPO TENTANDO SER

NINGUÉM EXCETO VOCÊ MESMO,

PORQUE AS COISAS QUE TE FAZEM

UM ESTRANHO SÃO AQUELAS

QUE TE DEIXAM PODEROSO"
PLATT

UMA OBRA SÓ SE TORNA OBRA DE ARTE A PARTIR DA CRÍTICA.


CUIDADO!
ARTE inclui:Dança, Música, Teatro, Literatura,Pintura, Escultura,....., e todo trabalho que dedicamos (pelos nossos TALENTOS) e o realizamos com AMOR (sem inveja, nem dor, nem....)!!!!!!
"UMA FOTO É UM SEGREDO SOBRE UM SEGREDO.

QUANTO MAIS ELA DIZ, MENOS VOCÊ SABE."
D.A.



"A VIDA É UM SONHO.

TORNE-O REAL".
M.T.


"INCAPAZ DE PERCEBER A TUA FORMA, TE ENCONTRO EM VOLTA DE MIM.
TUA PRESENÇA ENCHE MEUS OLHOS COM TEU AMOR, AQUECE MEU CORAÇÃO, POIS ESTÁS EM TODO LUGAR"
A que se presta este blog??????????...............a estabelecer notícias, comentar fatos do cotidiano no e do mundo........elaborar alguma crônica de autoria dos blogueiros responsáveis (que, é óbvio, são maiores, responsáveis, éticos, e nada crianças - embora possuir a leveza das crianças "educadas" não seja nada ruim!!!!!).......realizar críticas, como pensamos não existir nas mídias que temos e vemos..........com, cremos, sabedoria e precisão.........com intuito de buscar melhorias em nossas relações com os seres vivos........e com/para o mundo..........se possível!!!!!!................



Críticas por e pela ARTE ( ESTÉTICA COM ÉTICA - como deve ser!!!! - desde a PAIDÉIA - A BILDUNG - .......ATÉ O SEMPRE!!!!!!!)




EDITORIA RESPONSÁVEL:
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA E
VERA MARTA REOLON

quarta-feira, 22 de maio de 2024

NOTÍCIAS - DOR? ou "politicagem" da pior espécie????

 

É inadmissível que, diante de situações como a maior tragédia climática do Brasil (de TODOS OS TEMPOS!), que assola o Rio Grande do Sul, façam uso político da calamidade, especialmente aqueles que vivem da política, não bastasse certos empresários, cujas doações só acontecem como estratégia de marketing (caso contrário, no dia-a-dia, também agiriam com beneficência).

Mas os políticos, não bastasse o uso como estratégia eleitoreira (CRIANDO, inclusive, gabinetes com pessoas absoluta e completamente despreparadas – somente para ganhar eleitores – se é que os ganhará!) , parecem “gozar” com a situação, emitindo portarias e decretos que, num dia alardeiam, noutro vetam (será que vetaram – porque não aparece em lugar algum o veto, só o decreto – inclusive no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – e os órgãos que o apoiam dizem nada ter nem saber sobre), em nada beneficiando os atingidos. Exemplo é a portaria conjunta INSS/MPS nº 46, de 03 de maio de 2024, assinada pelo ministro da Previdência e o pelo presidente do INSS.

 

“A determinação consta na portaria conjunta INSS/MPS Nº 46, de 3 de maio de 2024, assinada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Com isso, os pagamentos que seriam em 24 de junho serão pagos juntamente com os de maio. O calendário de pagamentos vai de 24 de maio a 7 de junho.

 

Segundo o governo, os pagamentos que seriam feitos em 24 de junho serão pagos juntamente com os de maio. O calendário de pagamentos vai de 24 de maio a 7 de junho.

 

Assim como foi feito em setembro passado, quando a região Sul foi fortemente castigada por ciclone seguido de chuva, a Previdência Social antecipará o valor de uma renda mensal a beneficiários que recebem ou residem na região, contanto que solicitem o adiantamento no banco onde recebem o benefício mediante assinatura de termo de opção.

Recentemente, o Governo Federal aprovou uma medida que permite a antecipação dos pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especificamente visando beneficiar os segurados em condições de emergência devido a calamidades públicas.

Esta medida surge como um alívio financeiro importante para muitos cidadãos, especialmente aqueles afetados por situações adversas, como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Quem são os beneficiados com a antecipação do INSS? ayvolume00:00/08:16TruvidfullScreen

Os pagamentos antecipados contemplam aposentados e pensionistas do INSS, excluindo-se beneficiários de auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

Esta decisão estratégica visa garantir que aqueles que dependem mais permanentemente desses recursos possam acessá-los de forma mais rápida em períodos de necessidade urgente.

Detalhes sobre o calendário e solicitação da antecipação

De acordo com informações fornecidas pelo INSS, os pagamentos do mês de maio serão realizados entre os dias 24 de maio e 7 de junho.

Para beneficiários que ganham um salário mínimo, os depósitos começam no primeiro dia do calendário anunciado. Importante destacar que, para os cidadãos dos municípios do Rio Grande do Sul classificados como áreas de calamidade pública, o acesso ao dinheiro será possível já na data inicial de distribuição dos pagamentos.

Como proceder para receber a antecipação?

Os interessados em se beneficiar com a antecipação dos pagamentos do INSS devem direcionar suas solicitações ao banco em que habitualmente recebem seus benefícios.

O valor antecipado, posteriormente, será parcelado em até 36 meses, sem acréscimo de taxas de juros ou correção monetária, a partir do terceiro mês subsequente à antecipação.”

 

Fonte: Estadão – Jornal de Circulação Nacional e Diário Oficial da União

 

A dita portaria determinava que a Previdência Social anteciparia o valor de uma renda mensal a beneficiários do INSS que residem no RS, com carência para pagamento em 36 vezes sem juros. Tal renda extra deveria ser solicitada no banco onde o beneficiário recebe. Mas, chegando ao banco, aposentados recebem a notícia que isso não é verídico, e que apenas o benefício de maio será antecipado alguns dias, o que apenas confundirá as pessoas, tornando a situação ainda pior, economicamente (até porque os aposentados acabarão gastando para suas despesas urgentes e esperando que venha o “salário” na data – o que não acontecerá!

Outra notícia que foi veiculada em diversos veículos de comunicação (com suposta credibilidade) era que as cobranças dos empréstimos consignados seriam suspensas até o fim do ano (notícia em princípio fornecida pelo presidente da Caixa Econômica Federal – que aliás é um órgão do governo). Notícia igualmente fraudulenta, tendo em vista que o governo nada decretou neste sentido. Aliás, governo utiliza da calamidade para ter “palanque” e prometer ainda mais, algo que provavelmente não cumprirá. Quem sofre, como sempre, é a população, que fica à mercê daqueles.

 

Mais uma notícia divulgada aos quatro ventos é a de que a Receita Federal creditará a restituição de IRPF a TODOS OS GAÚCHOS em 31/05/2024. O que esperar desta aí?????...já que agora divulgam que só atendenderão aos que entregaram a declaração até 15/05......nossa que disse-me-disse que invoca fraudes em discurso!!!!


CADÊ AQUELE QUE DISSE QUE DARIA "TUDO O QUE OS GAÚCHOS PEDEM"...E EM OUTROS MOMENTOS "QUE PRECISAM"????


se o outro vetou....porque não dizem QUE ELE VETOU??????


como dizia aquele outro político...."INTERESSES" (intereces na leitura da voz que falava!!)... 

 

VERA MARTA REOLON

MTb 16.069

 

GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA

MTb 15.241

 

terça-feira, 21 de maio de 2024

Calamidades!!!!

    Sabe-se que, em meio a crises que envolvam grandes aglomerações de pessoas precisamos, em um primeiro (e nos demais) momentos lideranças que indiquem os caminhos, quer seja para providências imediatas, quer seja para antecipar eventos e ações de futuro, de médio e longo prazo.


    De minha parte, não tenho qualquer envolvimento político partidário (e, em princípio - nunca se sabe completamente o que se dará em um dia num futuro de talvez) mas, sabe-se, principalmente quem tem algum conhecimento em filosofia, que todo discurso é político pois expressa uma opinião, um conhecimento, algo que nos identifica e, o que mais é isso do que o fazer político por excelência.


    Mas, voltando ao que me move, já até elogiei muito o trabalho do prefeito de Caxias quanto ao seu trabalho na Codeca, então ele era presidente da empresa e realizou um trabalho primoroso, colocando uma empresa a beira de condições precárias em um patamar de primeiro mundo. Diga-se, abomino estas nomenclaturas primeiro mundo, terceiro mundo porque, o que nos identifica é nossa forma de agir e não o lugar onde estamos, nascemos, etc.  Se fosse desta forma, muitos de nossos ancestrais vivendo em condições miseráveis em uma Europa destruída e carecendo até mesmo de alimentos, precisaram sair e buscar a "América", para poder ter condições mínimas de subsistência. Hoje, olhando a Europa enriquecida, os descendentes a veneram, mas mal sabem (e não se importam em saber) que a mesma Europa buscou de livrar dos "pesos sobressalentes" enviando-os (e endividando-os) para fora de lá. 


    Este senhor, ex-presidente da Codeca, hoje prefeito de uma Caxias em calamidade pública (e já passou há pouco por outra calamidade pública) soube se portar de forma calma, ordeira, em ações emergenciais e absoluta e completamente necessárias para agilizar o ir e vir e tornar a vida da população, não só da cidade, mas da região e do estado mais rápida e viável a ação humana. E olhe que já até disse a ele pessoalmente que não votaria nele (tenho anulado meus votos constantemente - ninguém consegue me representar), mas elogios devem ser dados quando justos e efetivos.


    Ele fez até uma reunião com seus subprefeitos de distritos (os distritos estão em extrema dificuldade) para todos cuidarem dos funcionários que estão na lida para manter os serviços e a vida em andamento, pois estão todos sobrecarregados. 


    Ainda, é um prefeito que não fica sentado aguardando notícias e fazendo "lobby" político (aqui partidário) para si e para eleições. Vai aos bairros, fiscaliza os trabalhos, "mete a mão na massa". Como deve ser para alguém que busca ser uma liderança.


VERA MARTA REOLON

MTb 16.069 

sexta-feira, 10 de maio de 2024

O QUE É SOLIDARIEDADE????

 Quando se vive uma situação de perigo, o que se espera?

O mínimo é solidariedade para com quem está a sofrer....

É o mínimo do que se convencionou chamar de HUMANO.....

Agora....espera-se que NINGUÉM se utilize do sofrimento alheio para beneficiar-se...

para tirar proveito da situação de outrem para obter "luzes"....que jamais serão suas....para si....

isso vai no parâmetro inverso do HUMANO...que cita-se acima...

pois....

NINGUÉM deveria estar fazendo "PESQUISA'" sobre responsabilidade deste ou daquele sobre a situação...

isto é uma questão a ser abordada quando os ânimos da dor estiverem um pouco cicatrizados....

não na extrema DOR!!!!!

outra questão que não cabe ao BOM jornalismo.....

usar a DOR de outrem para criar situações que forneça audiência....

isso fica mais no nível do que se convencionou chamar de IMPRENSA MARRON.....

que feio!!!!!!!!!!!!!!!!


VERA MARTA REOLON

MTb 16.069